Da redação
O Governo Federal enviou para o Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020, propondo que o salário mínimo não tenha mais aumento real, considerando apenas a reposição da inflação estimada em 4,2%. Com isso, o salário mínimo teria um reajuste de apenas R$ 42, aumentando para R$ 1.040,00. Diante dessa situação, o deputado federal José Ricardo (PT) usou a tribuna da Câmara Federal para criticar essa decisão e defender politicas de valorização do salario mínimo. “Nos governos de Lula e Dilma, o salário mínimo aumentava acima da inflação. Tínhamos aumento real, proporcionando maior poder aquisitivo à população e ajudando a economia, pois aumentava o número de empregos e o consumo de bens e produtos”, disse ele, comentando que já estuda apresentar emendas à LDO para esse e outros temas.
Ele destacou também que dados publicados pelo Banco Central apontam que as atividades econômicas estão reduzindo, principalmente no setor da Indústria e da Construção Civil. Além disso, o próprio Governo reconhece que sua política econômica é de exclusão porque o desemprego no País só aumenta, são mais de 13 milhões de desempregados. E defendeu ainda que a política de valorização salarial aos trabalhadores brasileiros é importante porque combate a pobreza e proporciona a inclusão social.
“Não posso deixar de denunciar essa politica do Governo Bolsonaro contra os pobres, conta os trabalhadores brasileiros. E não podemos esquecer a Reforma da Previdência, que prejudica as mulheres, os idosos, as crianças e as pessoas com deficiência. São tantos retrocessos que esse atual governo já perdeu a credibilidade com a população”, disparou José Ricardo.

Envie seu comentário