Manaus/AM – A Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em patrulhamento ostensivo rotineiro na calha do Rio Solimões, apreendeu uma carga de aproximadamente 300 toneladas de madeira transportada de forma ilegal no Amazonas.
A embarcação apreendida atracou, na madrugada desta segunda-feira (29), em um dos portos de Manaus, escoltada por policiais federais e fiscais do Ibama. A madeira está avaliada em mais de R$ 2 milhões. A carga oriunda de Novo Aripuanã, a 1.200 quilômetros de Manaus, foi apreendida nas proximidades da capital.
Juntamente com a madeira apreendida, também foi apreendida aproximadamente uma tonelada de carvão com documentação irregular. Foram também apreendidos dois tracajás – espécie de tartaruga em extinção – que seria consumida durante as refeições. O dono da embarcação foi preso pelo Ibama.
A madeira apreendida vai passar por uma perícia.
Cinco homens que estavam na embarcação foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal. Um foi autuado em flagrante.
As investigações serão mantidas para identificar quem são os envolvidos pela compra e venda da madeira e os envolvidos responderão pelos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais, além do crime de receptação.
Com essas ações, a Polícia Federal espera intensificar as atividades no combate aos crimes ambientais na Região Amazônica.
Envie seu comentário