Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Economia

PIM bate recorde na produção de motos, mas registra queda na exportação

A queda nas exportações foi significativa em Abril, se compararmos com o ano anterior
producao-motocicletas-3-scaled

O setor de motocicletas instalado no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou um desempenho histórico de produção durante o primeiro quadrimestre de 2025. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) indicam que foram fabricadas 673.125 unidades entre janeiro e abril, o maior volume para o período nos últimos 14 anos. Esse resultado representa um crescimento de 11,9% em comparação com o mesmo quadrimestre de 2024, impulsionado pela forte demanda interna. 

O mês de abril de 2025 também se destacou na produção, registrando o melhor desempenho desde 2011, com a fabricação de 172.224 unidades. Esse volume supera em 5,4% a produção de abril do ano anterior e em 8,9% o resultado de março deste ano. A Abraciclo atribui esse crescimento ao aumento da procura por mobilidade individual, ao avanço das entregas por aplicativos e à expansão do acesso ao crédito para os consumidores.

Exportações recuam

Apesar do expressivo crescimento na produção destinada ao mercado interno, o setor de motocicletas registrou uma retração nas exportações no mês de abril. Segundo a Abraciclo, foram embarcadas 2.525 unidades, um volume 4,6% inferior ao registrado em abril de 2024 e 37,5% menor em relação a março de 2025. Esse resultado contrasta com o desempenho das exportações no acumulado do primeiro quadrimestre, que ainda apresenta um leve aumento de 1,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 12.168 unidades.

No que se refere à distribuição da produção por categorias, a Street liderou no primeiro quadrimestre com 51,5% do volume total. Em seguida, destacaram-se as categorias Trail (20,7%) e Motoneta (13,4%). Em abril, os modelos de baixa cilindrada foram os mais produzidos, representando 79,6% do total.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *