A Polícia Federal participa do United for Wildlife Gobal Summit 2024 e da Wildlife Crimes Word Group Meeting 2024. A Cúpula Unidos pela Vida Selvagem acontece entre os dias 6 e 8 de novembro, na Cidade do Cabo, África do Sul, reunindo defensores da conservação, autoridades policiais e líderes globais.
O evento tem como objetivo construir redes e parcerias para aprimorar as ações globais de aplicação da lei no combate aos crimes contra a fauna, discutir conhecimentos e tecnologias emergentes para apoiar a aplicação da lei ambiental, compartilhar resultados e lições de atividades operacionais anteriores, planejar atividades futuras e convocar novos projetos intersecionais.
Com a participação do diretor da Amazônia Humberto Freire, do APF Demian Calça, vice-chair do WCWG da Interpol, e do Adido da PF na África do Sul Rinaldo de Souza, a Polícia Federal atualizou a comunidade internacional sobre o andamento dos projetos para o combate ao crime organizado na Região Amazônica e sobre as ações de proteção aos povos indígenas, através da Implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI-AMAZÔNIA).
O CCPI-AMAZÔNIA contará com a participação, além da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, das Secretarias de Segurança Pública dos nove estados da Amazônia Legal brasileira, bem como de oficiais de ligação das polícias dos demais países que compartilham o bioma amazônico (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e França, devido ao seu território ultramarino, a Guiana Francesa). Também serão convidados representantes de organismos multilaterais de cooperação policial, como Interpol, Europol e Ameripol.
Durante sua fala no evento, o Embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey, Secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do MRE destacou a importância da criação da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal (DAMAZ/PF) e do CCPI-AMAZÔNIA para o combate ao crime organizado na região.
Envie seu comentário