Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

PF cumpre mandados contra organização criminosa voltada à comercialização irregular de ouro

As investigações tiveram início após a apreensão de mais de 12kg de ouro, ocorrida em 2023, no Aeroporto Internacional
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (26/1), a Operação Lavra Fria, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à comercialização irregular de ouro. Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaciara/MT, Altamira/PA e Cubatão/SP.

As investigações tiveram início após a apreensão de mais de 12kg de ouro, ocorrida em 2023, no Aeroporto Internacional de Várzea Grande/MT. Com o emprego de avançadas ferramentas investigativas, foi possível confrontar os locais de extração indicados nas notas fiscais que acompanhavam o material apreendido.

As diligências demonstraram que, nos locais declarados, não havia qualquer indício de extração recente de ouro, o que permitiu concluir que as notas fiscais eram fraudulentas. O esquema era utilizado para conferir aparência de legalidade ao ouro de origem ilícita, por meio da atuação articulada de pessoas físicas e jurídicas responsáveis pelo chamado “esquentamento” do minério.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som