Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

PF combate importação e revenda irregular de vinhos

As cargas eram transportadas com notas fiscais falsas, normalmente com a identificação do produto como suco de uva, e eram mantidas em distribuidoras até seguirem para o consumidor final.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (07/12), a operação Rota do Vinho, visando desarticular organização criminosa que importava, revendia, transportava e distribuía vinhos de origem estrangeira, sem controle sanitário e documentação legal de importação.  Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Vera Cruz/RS, Santo Cristo/RS, Três de Maio/RS, Santa Rosa/RS, Palhoça/SC e Goiânia/GO.

As investigações tiveram início com a apreensão, em maio de 2021, de aproximadamente 2 mil garrafas de vinho de origem estrangeira, sem qualquer documentação fiscal que comprovasse a licitude do ingresso no país. A partir daí, a PF identificou uma organização criminosa que importava vinhos da Argentina pela região de Porto Vera Cruz/RS e posteriormente organizava o transporte, armazenamento e distribuição destes produtos para os estados de Santa Catarina e Goiás.

As cargas eram transportadas com notas fiscais falsas, normalmente com a identificação do produto como suco de uva, e eram mantidas em distribuidoras até seguirem para o consumidor final.

Os investigados na operação Rota do Vinho responderão pelo crime de contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 22 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Destaca-se que a importação ilegal de vinhos, além dos prejuízos fiscais que acarretam a sonegação de milhões de reais em impostos, ainda permite a entrada no Brasil de produtos sem qualquer controle das autoridades sanitárias, podendo causar malefícios a saúde de quem os consome.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som