A partir desta segunda-feira (25/7), pequenos negócios podem solicitar empréstimos pelo Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe).
Levantamento da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) mostra as instituições financeiras habilitadas a conceder crédito para as micro e pequenas empresas.
Confira a lista:
- Banco da Amazônia;
- Banco do Brasil;
- Banco do Estado de Sergipe (Banese);
- Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob);
- Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes);
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul);
- Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG);
- Banco do Nordeste (BNB);
- Caixa Econômica Federal;
- Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred).
Criado durante a pandemia, o Pronampe é um programa do governo federal que tem como objetivo fortalecer os micro e pequenos negócios a partir de linhas de crédito.
Nesta nova rodada, o programa vai liberar, também, a contratação de crédito para microempreendedor individual (MEI), incluído com a aprovação da Lei 14.348. A atual regra foi sancionada em maio deste ano e tornou o programa permanente.
As negociações para empréstimos devem ser realizadas diretamente com as instituições financeiras, apesar de utilizar recursos da União, garantidos por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO). Ele é garantidor de parte dos riscos pela concessão de crédito a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
Envie seu comentário