A novela da busca pelo camisa 9 chegou ao fim no Palmeiras, mas ainda não será nesta decisão que o técnico Abel Ferreira poderá contar com seus novos centroavantes. Pior que isso: o português ainda perdeu as duas opções que tem para a posição com as lesões de Rony e Navarro. Do outro lado do Choque-Rei de hoje (14), às 20h (de Brasília), pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, está um dos melhores da posição no país: Jonathan Calleri.
O sofrimento que o Palmeiras teve nos últimos anos para encontrar um centroavante também acometeu o São Paulo até um passado não tão distante
Entre 2016, quando Calleri jogou no clube do Morumbi pela primeira vez, e 2021, ano em que retornou para o Tricolor, diversas foram as tentativas que o São Paulo fez para achar um homem-gol.
Lucas Pratto e Diego Souza foram dois dos jogadores contratados para suprir a ausência de Calleri. Porém, o que melhor se saiu na função foi Brenner, mas em um modelo de jogo específico, onde a movimentação era a principal maneira de criar oportunidades de gol. Mas o jovem tinha características opostas às de Calleri, um centroavante rompedor, que rouba o espaço dos zagueiros se antecipando à marcação, muitas vezes usando a força física.
Além de ser o artilheiro do São Paulo no ano, com 18 gols em 37 jogos, o argentino se mostrou decisivo nos clássicos. Desde que retornou para o Brasil em 2021, Calleri entrou em campo em 13 confrontos com os maiores rivais do Estado. O argentino balançou as redes sete vezes e deu uma assistência. Foram dois gols contra o Santos, dois contra o Palmeiras e três contra o Corinthians, além de um passe para gol.
Embora não tenha marcado nos últimos dois jogos contra o Palmeiras, na derrota por 2 a 1 pelo Brasileiro e na vitória por 1 a 0 na Copa do Brasil, Calleri é peça-chave para o São Paulo sair do Allianz Parque classificado às quartas de final do mata-mata nacional.
Abel terá de improvisar no comando do ataque
Enquanto isso, Abel Ferreira terá de improvisar no comando de ataque. Gabriel Veron, que poderia ser opção, se envolveu em polêmica ontem *(13) ao ser flagrado bebendo em uma casa noturna e acabou multado pelo clube. Assim, Breno Lopes e Wesley são os principais candidatos a iniciarem a partida na função.
A posição do camisa 9, o comandante de ataque, é a prioridade de Abel Ferreira há muito tempo no Palmeiras. Mesmo antes das últimas saídas — de Luiz Adriano, Willian e Deyverson — o português já batia o pé por um jogador com características parecidas com as que Calleri tem. O pedido levou um período tão grande para ser atendido que uma fonte ligada ao treinador chegou a dizer ao UOL Esporte que “demorou tanto que quase parece mentira” no dia da apresentação de Merentiel e López.
Veron, Breno e Wesley são pontas de origem, longe de entenderem do ofício como Calleri. Mesmo Rony, um dos artilheiros do time no ano, não é centroavante de origem e já viu parte da torcida pegar no pé por gols perdidos. Com um centroavante de origem no time, Rony pode ser deslocado para o lado do campo.
Os dois novos centroavantes do Palmeiras, Miguel Merentiel e José Manuel López, só poderão ser inscritos pelo clube a partir de segunda-feira (18). Caso o Verdão avance no torneio, ambos estarão à disposição da comissão portuguesa.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS x SÃO PAULO
Competição: Copa do Brasil – jogo de volta das oitavas de final
Data e hora: 14 de julho de 2022 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Rafinha, Gabriel Neves, Igor Gomes, Patrick (Rodrigo Nestor) e Welington; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e Breno Lopes (Wesley). Técnico: Abel Ferreira

Envie seu comentário