O nível da água nos rios do Amazonas está abaixo da média, e tudo indica que a região vai passar pela seca mais severa dos últimos anos.
20 das 62 cidades do estado estão em situação de emergência, e pelo menos 10 mil moradores estão isolados com dificuldades de conseguir água potável e alimentos.
- A descida das águas tem influência de um El Niño mais agressivo. Por um lado, o fenômeno provoca fortes chuvas no Sul, e, por outro, causa seca na Região Norte do país.
A relevância: É justamente no Norte que fica a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que “exporta” umidade para todo o país. Com falta de água na região, a seca pode se espalhar para o resto do Brasil.
Além disso, a navegação pelas águas pode impactar o transporte do que é produzido na Zona Franca de Manaus, um dos maiores polos industriais de eletrônicos do país.
Pouca chuva = Queimadas
Ao mesmo em que o estado enfrenta a seca, todos os municípios amazonenses estão em situação de emergência por causa das queimadas. Uma coisa leva a outra.
Os focos de incêndio no Amazonas cresceram em 338% neste mês de julho na comparação com o ano passado, chegando a 800 queimadas em só uma semana.
Envie seu comentário