A oposição em Tefé, distante 522 quilômetros de Manaus, liderada pelo ex-prefeito Normando Bessa, deve apontar a secretária da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Michelle Bessa, para disputar o favoritismo do atual prefeito da cidade, Nicson Marreira (União Brasil).
Favoritismo
Pesquisa de Perspectiva Mercado e Opinião, realizada no dia 5 de julho, com 280 pessoas, mostra que a gestão do prefeito Nicson Marreira é aprovada por 67,4% da população. Apenas 4,6% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa mostra que a reeleição do prefeito Nicson Marreira é alta.
Eleição 2022
Nicson teve 16.349 votos (48,14%) e foi eleito o novo prefeito nas eleições de 2022. O atual prefeito derrotou à época, Normando Bessa (Progressista), que obteve 13.897 votos (40,92%), e não conseguiu a reeleição.
Fora do radar
Sem apoio do governo do Amazonas e fragilizada no parlamento estadual, a família Bessa optou por colocar o nome de Michelle Bessa para disputar o pleito.
A ideia é não parecer “tão feio” durante a eleição, levando em consideração que Normando Bessa já descartou a disputa no pleito.
Dificuldade – Michelle Bessa contrata empresa irregular por R$ 2,2 milhões
Denúncia contra a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Michelle Macedo Bessa, que autorizou a contratação de empresa NF Comércio de Produtos A. Ltda, de forma irregular, para fornecimento de merenda escolar por meio de edital do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), deve dificuldade os sonhos da família Bessa.
De acordo com a denúncia, a empresa, sem Selo de Inspeção Estadual (SIE), obrigatório para comercializar produtos de origem animal, recebeu mais de R$ 2,2 milhões da ADS para fornecimento de filé de peixe congelado (pescada) e de pirarucu para a merenda escolar através do Preme (ver documento abaixo).
A empresa, além de não ter qualificação técnica para o fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros, florestais, extrativistas, agroindustriais regionais, pesqueiro de cultivo e extrativistas, produzidos no Estado do Amazonas, não atende os requisitos do edital, ou seja, ser produtor rural, empresa cooperativa ou agroindústria (ver edital).
Normando fora do pleito
O motivo de Normando desistir da eleição de 2024 é a insatisfação do eleitorado para o nome do ex-prefeito.
Pesquisas eleitorais realizadas no município confirmam o desagrado do eleitor para o nome de Normando Bessa.
Uma pessoa próxima ao ex-prefeito confirmou a reportagem do Em Pauta que Normando não participará do pleito. “Vou cuidar das minhas empresas”, disse Bessa.
Reunião
Mesmo fora do pleito, Normando Bessa “emprestou” auditório – que funciona na residência do ex-prefeito – para uma reunião religiosa que deve acontecer ainda este mês, com lideranças de Tefé e comunidades próximas a sede do município.
Sem força
O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) chegou a cogitar a disputa pela Prefeitura de Tefé, mas, sem força política estadual e barrado por colegas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar deve permanecer no cargo sem disputar o pleito.
A decisão do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), de apoiar a candidatura de Nicson Marreira, fragilizou ainda mais os planos da família Bessa, em Tefé.
Envie seu comentário