O senador Omar Aziz (PSD-AM) oficializou a adesão ao requerimento que propõe a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Banco Master. O pedido de inclusão de sua assinatura no requerimento original, de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), foi formalizado em documento datado de 6 de janeiro de 2026.
A decisão do senador Omar Aziz de apoiar a comissão, segundo ele, está fundamentada na necessidade de apurar denúncias consideradas graves envolvendo a instituição financeira, seus controladores e empresas associadas. Entre os principais pontos listados no requerimento estão a investigação de condutas que possam colocar em risco a estabilidade e a integridade do sistema financeiro, possíveis irregularidades na gestão de valores e bens, eventuais vínculos com organizações criminosas e o descumprimento da legislação bancária.
Aziz também defende a apuração sobre o eventual uso de bancos públicos para encobrir prejuízos ou viabilizar operações ilícitas. “A CPI pretende passar a limpo operações suspeitas que foram noticiadas e detalhadas no requerimento da CPMI, com o objetivo de garantir a transparência e a legalidade no sistema financeiro brasileiro”, afirmou o senador, que coordena a bancada amazonense.
Com a adesão de Aziz, nove dos 11 parlamentares da bancada do Amazonas no Congresso Nacional já manifestaram apoio à investigação. No Senado, os três representantes do Estado — Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) — assinaram o requerimento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).
Na Câmara dos Deputados, onde tramitam três pedidos de CPI e CPMI apresentados pelos deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Heloísa Helena (Rede-RJ), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), seis dos oito deputados federais do Amazonas já subscreveram os requerimentos. Confirmaram apoio Átila Lins e Sidney Leite (PSD), Amom Mandel (Cidadania), Fausto Jr. e Pauderney Avelino (União Brasil), além de Alberto Neto (PL).
Até o momento, os deputados Adail Filho e Silas Câmara, ambos do Republicanos, não assinaram nenhum dos pedidos de investigação relacionados ao Banco Master.
Na tarde desta terça-feira (3), a oposição se reuniu no Salão Verde da Câmara dos Deputados para protocolar o pedido da CPMI do Banco Master, que reúne quase 300 assinaturas.





Envie seu comentário