Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Bastidores

No terceiro mandato, Lula terá mais ministérios que em 2003 e 2006

Em 3º mandato, presidente eleito Lula só vai concluir montagem da Esplanada após o Natal e terá recorde de pastas
Foto: Divulgação

Pressionado pelo desafio de construir uma base aliada no Congresso no seu terceiro mandato, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está encontrando mais dificuldades para montar sua equipe ministerial do que nas suas eleições anteriores. Mesmo prevendo para 2023 mais ministérios do que teve em seus dois primeiros mandatos, o petista ainda não conseguiu acomodar todos os aliados e só deve completar a escalação de seu time após o Natal, a menos de uma semana do início do governo.

A montagem da equipe ministerial começou a ser destravada nesta semana, após o futuro governo ter conseguido a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição no Congresso, garantindo espaço extra no teto de gastos de R$ 145 bilhões no próximo ano. Semanas após o anúncio dos cinco primeiros ministros, todos da cota pessoal de Lula ou ligados ao núcleo duro do PT, o presidente eleito revelou, na quinta (22/12), o nome de mais 16 integrantes do primeiro escalão (veja todos os nomes).

Para chegar aos 37 ministros previstos, porém, ainda faltam 16 nomes, que Lula prometeu anunciar na segunda ou na terça-feira da semana que vem, após passar o Natal com a família, em São Paulo.

 

“Nós estamos tentando fazer um governo que represente, no máximo que a gente puder, as forças políticas que participaram conosco da campanha”, justificou o presidente eleito, que ainda precisa acomodar na Esplanada representantes de partidos que o apoiaram antes e depois da eleição, além de aliadas que tiveram destaque na “frente ampla” montada no segundo turno: a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e a a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP).

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *