Reeleito com quase 90% dos votos válidos, na eleição que se encerrou no último dia 6 de outubro (1º turno), o prefeito de Tefé (distante 522 quilômetros de Manaus), Nicson Marreira (União Brasil), partido comandando no Amazonas pelo governador Wilson Lima (UB), articula para comandar a Associação Amazonense de Municípios (AAM).
Nos bastidores, o prefeito vem trabalhando e conversando com lideranças políticas na capital e no interior para emplacar o comando da autarquia que atua em cooperação com as municipalidades.
O atual prefeito de Tefé reuniu nos últimos dias com os deputados federais: Adail Filho (Republicanos), Átila Lins (Progressistas), Silas Câmara (Republicanos) e Sidney Leite (PSD). Nicson é próximo dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB).
Ao lado de Silas, o prefeito de Tefé tratou de aporte de recursos para a Saúde e Educação no município, bem como, uma unidade de produção de alevinos, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura-AM (SEPA).
Com grande visibilidade após o excelente resultado do pleito, Nicson Marreira abraçou a causa que buscar fortalecer o movimento municipalista.
O prefeito entende dos desafios de mobilização em defesa dos municípios amazonenses, que buscam recursos financeiros para investimentos, ações técnicas, administrativas e que promovam o desenvolvimento local.
A experiência no comando de Tefé, município que obteve grande desenvolvimento social e econômico, com investimentos provenientes de emendas estaduais e federais nos últimos anos, qualifica o gestor.
No comando da AAM, o prefeito terá o desafio de adotar diretrizes que defendam as iniciativas que visem as descentralizações administrativas, econômicas e sociais.
O gestor também terá que, diretamente, ou por intermédio de órgão auxiliar, prestar assistência técnica aos municípios amazonenses, através da transferência de orientações e elaboração de instrumentos que visem a substituição da descontinuidade administrativa e a improvisação na tomada de decisões e de modo a capacitá-los a executar, com maior eficiência e eficácia, os serviços públicos considerados de interesse local.
Maior votação proporcional da história
Nicson Marreira é, proporcionalmente, o prefeito mais votado da história do Amazonas, nas eleições municipais deste ano. O prefeito reeleito de Tefé obteve 34.260 votos do total de 39.616 eleitores tefeenses que foram às urnas.
Com 100% das seções totalizadas, Nicson venceu o pleito com 88,71% dos votos válidos, mais de 34,2 mil eleitores escolheram o atual prefeito.
Nas eleições municipais de 2020, Nicson Marreira teve 16.349 mil votos (48,14%), um crescimento de mais de 109% da preferência do eleitorado tefeenses nos últimos quatro anos.
No pleito deste ano, o prefeito, conseguiu reunir, em um único palanque, todos os nomes da oposição tefeense, entre eles, os ex-prefeitos de Tefé Sidônio Gonçalves (PSD) e Jucimar Veloso (Podemos), o “Papi”. Também se juntaram ao grupo do atual prefeito: Wiseman Celine (MDB) e o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), irmão do ex-prefeito Normando Bessa (PMN)
Convocação
A AAM convocou, para o próximo dia 12 de dezembro, uma Assembleia Geral para escolha do novo Conselho Diretor, o Conselho de Vice-Presidentes Regionais e o Conselho Fiscal.
A Assembleia Geral que será realizada no Comfort Hotel Manaus.
O prefeito de Tefé tem favoritismo para comandar a AAM, levando em consideração o resultado do pleito deste ano, que deixou Nicson Marreira como o gestor melhor votado proporcionalmente no estado.
Envie seu comentário