O Brasil terá a partir desta segunda-feira (13) uma plataforma interativa que prevê quais as chances de uma região no país ter maior ou menor presença de mosquitos. As informações são geradas e organizadas a partir de tecnologias geoespaciais e de análise de dados.
Nomeada “OFF!Cast Previsão de Mosquitos”, a iniciativa é desenvolvida pela SC Johnson, fabricante dos repelentes Off!, em parceria com a divisão de armazenamento em nuvem do Google.
A promessa é levantar as atividades dos insetos em qualquer ponto do Brasil, com divisões entre chances: grave, muito alta, alta média ou baixa. As previsões podem contribuir com a criação de estratégias para o combate de mosquitos transmissores de várias doenças.
Os dados da ferramenta preveem a concentração dos insetos nos próximos sete dias para alguma região específica, calculada via CEP, e gera alertas semanais enviados por email, caso você queira acompanhar a quantas andam os mosquitos na sua rua.
“Ao aplicar dados da ciência da biologia do mosquito, a OFF!Cast Previsão de Mosquitos prevê com precisão o comportamento e as populações de mosquitos em localizações geográficas específicas,” afirma a empresa em primeira mão à Tilt.
O recurso está disponível tanto para desktops quando para aparelhos móveis e pode ser acessado diretamente na página da Off.
A estimativa das duas empresas é de que o público não apenas evite as perturbações dos mosquitos, mas se proteger de doenças perigosas como Dengue, Zika, Malária e Chikungunya, das quais o inseto pode ser vetor.
Segundo o Volume nº 53 do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, somente no Brasil, cerca de 1,45 milhão de casos prováveis de Dengue foram registrados em 2022 – um aumento de 160,4% desde 2021.
“A prevenção é a melhor forma de proteção contra os mosquitos e as possíveis doenças que eles transmitem”, diz o Dr. Tom Mascari, entomologista da SC Johnson, em comunicado.







Envie seu comentário