Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Bastidores

MPAM exige melhorias em delegacia de Tefé para garantir atendimento 24 horas

De acordo com o promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire, a delegacia de Tefé não opera 24 horas
6ea7f189-c24d-4ca2-a978-10150c8d1f8c
Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé. (Foto: Divulgação/PC-AM)
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) ingressou com uma ação civil pública (ACP) contra o Estado do Amazonas, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tefé, para exigir melhorias na estrutura e no efetivo humano da delegacia local. O objetivo é garantir um atendimento contínuo e humanizado às mulheres vítimas de violência, em conformidade com a Lei nº 14.541/2023, que estabelece a obrigatoriedade de funcionamento ininterrupto de delegacias especializadas nesses casos.

 

De acordo com o promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire, a delegacia de Tefé não opera 24 horas, como exige a legislação, configurando, segundo ele, uma possível omissão do Estado. “Diante da gravidade da situação, foi necessário propor a ação civil pública, para obrigar o Estado a elaborar um plano de estruturação física e humana da delegacia de Tefé, com prazos claros para execução”, explicou Freire.

O MPAM solicitou que, em até 30 dias, o Estado apresente um planejamento detalhado para a reestruturação da delegacia, a ser executado em até 12 meses. O plano deve contemplar:

  • Atendimento contínuo em regime de plantão 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, para garantir assistência ininterrupta às vítimas;
  • Atendimento reservado e humanizado, em salas específicas, com preferência para policiais mulheres, capacitadas para acolhimento sensível e eficaz;
  • Canal de emergência (telefone ou outro meio eletrônico) que permita o acionamento imediato da polícia em casos de violência.

A iniciativa busca assegurar um serviço de proteção integral e eficiente, em conformidade com as disposições da nova legislação.

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *