Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

MPAM cobra Município de Ipixuna por omissão de informações no Portal da Transparência

Órgão solicita que município disponibilize informações referentes aos meses de janeiro a setembro de 2025
img-20251015-wa0033
Foto: Ascom

A omissão de informações e o não cumprimento integral das adequações no Portal da Transparência na publicação de licitações de 2025 levou o Ministério Público do Amazonas (MPAM) a instaurar procedimento administrativo e expedir recomendação para acompanhamento e fiscalização no Município de Ipixuna.

A ação é conduzida pelo promotor de Justiça José Ricardo Moraes da Silva, que constatou estratégia contínua de omissão e simulação que viola o princípio da publicidade.

“A prefeitura insiste em não realizar a devida alimentação do Portal da Transparência, configurando grave omissão e descumprimento legal, que podem gerar a responsabilização pessoal do gestor público”, afirmou o promotor.

Diante desse cenário, o MPAM solicita à Prefeitura de Ipixuna que adote as seguintes medidas:

Alimente, de forma imediata, em tempo real e de modo claro e acessível, todas as informações que foram objeto de acordo e que são exigidas por lei;

Garanta que o link de acesso ao Portal da Transparência no site da prefeitura seja fixo, permanente e em lugar de destaque, com nome claro e direto, cessando as práticas de redirecionamento enganoso ou ocultação por meio de carrossel;

Cumpra imediatamente o dever de alimentação em tempo real dos dados e informações referentes ao mês de outubro de 2025.

Prazos

O MPAM recomendou que, no prazo de até 30 dias, seja apresentado um cronograma e planejamento para a alimentação dos dados e informações referentes à administração anterior, ou as medidas concretas adotadas em caso de comprovação de extravio ou ausência de tais informações. O não acatamento ou o acatamento parcial da recomendação implicará na adoção, pela Promotoria de Justiça, de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Texto: Sabrina Azevedo

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *