O Ministério da Cultura (MinC) realiza, nesta sexta-feira (8) e sábado (9), a Oficina Territorial sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC), no Parque do Forte, em Macapá.
O objetivo central da iniciativa é construir coletivamente os objetivos e metas do próximo PNC, de forma a materializar as transformações desejadas com as políticas culturais nos próximos dez anos. As atividades no Amapá serão conduzidas pela coordenadora-geral dos Comitês de Cultura/MinC, Mirela Araújo, e a coordenadora de Estruturação de Projetos da Subsecretaria de Gestão Estratégica/MinC, Adryelle Arouche.
Para a coordenadora-geral de Projetos Estratégicos do MinC, Sofia Mettenheim, este é um momento de aprofundar, com a sociedade civil, os debates iniciados na 4ª Conferência Nacional de Cultura e materializar quais são as prioridades para a política cultural para os próximos dez anos.
“É um processo de escuta e de trabalho, de colaboração na construção desse importante conteúdo que vai nortear as ações do Sistema Nacional de Cultura nessa próxima década”, explica ela.
O Plano Nacional de Cultura define princípios, diretrizes, objetivos e metas que têm impacto direto na vida das pessoas, pois orienta a elaboração e execução de políticas para o atendimento das demandas culturais dos brasileiros e brasileiras de todas as situações econômicas, localizações geográficas, origens étnicas e faixas etárias.
Produtores culturais, gestores, artistas, membros de comitês e conselhos locais podem se inscrever gratuitamente aqui.
Plataforma Brasil Participativo
Criada para receber as contribuições da sociedade civil ao Plano Nacional de Cultura (PNC), a plataforma Brasil Participativo já registrou mais de 76 mil acessos. Construído em parceria com a Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, no site é possível ter acesso a instruções detalhadas sobre como fazer propostas e votar nas metas sugeridas.
A consulta pública fica aberta até 23 de dezembro e acontece paralelamente às oficinas territoriais, que acontecem em todas as capitais do país até o fim do ano. As cinco metas mais votadas de cada eixo temático serão analisadas para possível inclusão no Plano. Além disso, os proponentes das duas metas mais votadas em cada eixo terão a chance de apresentar suas ideias em reunião on-line com a equipe do MinC. As oficinas já ocorreram no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão, Acre, Sergipe, Santa Catarina, Paraná, Alagoas e Pará. Confira aqui a agenda dos próximos encontros.
Envie seu comentário