Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

Manaus teve mais mortes em casa em 2023 do que no ano pós covid

Segundo a prefeitura, houve aumento em comparação a 2022, primeiro ano após duas ondas da pandemia do covid-19 (coronavírus) nos dois anos anteriores.

Em 2023, 1.350 pessoas morreram em casa em Manaus, de acordo com as declarações de óbito por causa natural emitidas pelo setor de saúde da prefeitura.

Segundo a prefeitura, houve aumento em comparação a 2022, primeiro ano após duas ondas da pandemia do covid-19 (coronavírus) nos dois anos anteriores.

Em 2022, portanto, foram emitidos 1.267 atestados de óbito em domicílio.

De 1.350 atendimentos, 1.026 (76%) foram registrados na faixa etária a partir de 60 anos.

Nos atendimentos, as comorbidades mais identificadas, em alguns casos com associação a mais de uma doença, foram: hipertensão – 643; diabetes – 347; e neoplasia (câncer) – 275.

Nos atendimentos em domicílio, a Divisão do Centro de Emissão de Declarações de Óbitos também monitora a ocorrência de covid-19 e outros vírus respiratórios, realizando a coleta de material para o exame RT-PCR em 100% dos atendimentos.

De acordo com o chefe da divisão, farmacêutico Arlindo França, em 2021 o setor chegou a registrar 377 óbitos pela covid-19 de 1.482.

O serviço de emissão de declaração de óbito por causa natural foi implantado na rede municipal em 2020, durante a pandemia da covid-19. Foi uma forma de complementar o trabalho executado na rede estadual de saúde, mas hoje o serviço faz parte da rotina na rede municipal, mantendo o monitoramento de óbitos envolvendo a covid-19. Esse monitoramento é até mais uma estratégia para que a Semsa possa identificar precocemente uma possível tendência de aumento dos casos de óbitos pela doença, disse França.

De acordo com França, o serviço pode ser solicitado por telefone, no número (92) 98842-8437.

A divisão conta com três equipes de profissionais trabalhando diariamente, compostas por médico, técnico de patologia, técnico de necropsia e técnico de enfermagem. Os atendimentos geralmente envolvem pessoas com idade mais avançada, mas também há casos com crianças, adolescentes e adultos jovens com comorbidades pré-existentes.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *