Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Manaus tem apagão após desligamento de linha de transmissão

Energia caiu por volta de 15 horas, pelo horário de Brasília; fornecimento tinha sido normalizado para 80% da cidade até às 18h40
amazonas-energia-2
Divulgação

A cidade de Manaus (AM) sofreu um apagão elétrico na tarde deste domingo (14.abr.2024) depois do desligamento de uma subestação e de uma das linhas de transmissão que leva energia para o município. Consumidores de vários bairros ficaram horas sem fornecimento de energia.

Os 2 circuitos da linha Lechuga-Manaus, de propriedade da Manaus Transmissora de Energia, pararam de funcionar às 14h56 pelo horário de Brasília (13h56 no horário local). As causas ainda são desconhecidas.

De acordo com a Amazonas Energia, distribuidora na região, a queda interrompeu o fornecimento de energia para 85% dos consumidores de Manaus, além das cidades de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.

Responsável por operar as linhas de transmissão do sistema elétrico, o ONS (Operador Nacional do Sistema), informou que a parada interrompeu o fornecimento de uma carga elétrica de 400 MW para região de Manaus.

O ONS fez procedimentos para o religamento da carga, iniciando a retomada às 15h31. No entanto, às 16h09, quando parte da carga já havia sido religada, a subestação de Lechuga, que fica a cerca de 10 km de Manaus, também desligou.

A unidade foi religada e, de acordo com a entidade, cerca de 80% da energia já tinha sido recomposta para a região de Manaus até às 18h40. Restavam só algumas operações a serem feitas pela Amazonas Energia para o retorno de 100% do atendimento.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a instalação de sala de situação para acompanhar o suprimento energético e entender as causas da ocorrência. Haverá elaboração de relatório para análise da ocorrência, com foco na identificação da causa raiz que originou o desligamento.

O ONS e os agentes responsáveis irão apurar as causas da ocorrência.

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *