Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Manaus: Prefeitura proíbe acesso a Mirante Encontro das Águas após erosão

Foto: Divulgação

Após a queda do barranco, a prefeitura municipal de Manaus proibiu o acesso ao local onde será construído o parque Mirante das Águas, localizada na zona oeste de Manaus. segundo informações, a prefeitura mencionou que engenheiros visitaram o local e afirmaram que se trata de um “Processo de erosão natural ”.

O deslizamento natural aconteceu na ultima quarta-feira, 20,  após a equipe  receber a informação que havia risco de desabamento, eles afirmaram que a queda do barranco ocorre no trecho de 250 metros. Local onde a prefeitura adicionou pneus para acesso a praia.

Segundo informações o movimento SOS, solicitou a prefeitura que proibisse total acesso ao local. Para que a equipe verificasse os motivos da erosão. A prefeitura comunicou que equipes técnicas afirmaram que se trata de um processo de erosão natural ampliado com o período intenso de chuvas”.

Fernando Júnior o  secretário executivo da Defesa Civil,, explicou que técnicos de engenharia foram enviados ao local para fazer a avaliação de deslizamento de terra e interditaram a área em razão dos riscos eminentes. “Vamos trabalhar na parte da engenharia para fazer a restauração do talude e, com segurança, voltar a ter o parque liberado”, mencionou Fernando.

Segundo o diretor do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Carlos Valente que também estava no local, afirmou que o local ficará interditado até que os estudos estejam disponíveis e que há fissura no terreno, no talude, e a causa pode ser alguma “fragilidade geológica”.

“Pode ser decorrente de alguma fragilidade geológica, saturação do solo, e estamos aqui, com técnicos que fizeram estudos em 2006, quando da contratação do projeto assinado por Niemeyer, para retomar a análise do que está ocorrendo. Será feita uma nova avaliação geológica e as intervenções de solução de contenção serão propostas”, disse Valente.

O diretor do Implurb também disse que há possibilidade de se construir no local uma “cortina atirantada”, que é uma técnica de contenção usada para executar uma cortina de concreto armado, projetado, parede ou perfis metálicos cravados. Ele citou ainda a possibilidade de se construir escalonamento do talude.

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *