A imagem positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve estável em 38%, enquanto a negativa subiu para 31%, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14).
O índice de “ótimo ou bom” do petista oscilou um ponto percentual para cima em relação ao levantamento anterior, de junho, dentro da margem de erro de dois pontos. Já o percentual de “ruim ou péssimo” avançou quatro pontos.
Outros 30% consideram o governo Lula “regular”, e 2% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa ouviu 2.016 pessoas em 139 cidades entre 12 e 13 de setembro.
O presidente tem a maior aprovação na região Nordeste, seu principal reduto eleitoral, com 49%, e entre os eleitores mais pobres, com 43%.
Já a maior reprovação está no Sul, com 39% de “ruim e péssimo”, e entre cidadãos que ganham de cinco a 10 salários mínimos, com 44%.
Segundo o Datafolha, a polarização entre Lula e Bolsonaro “segue intacta” desde as eleições de outubro de 2022. 29% das pessoas disseram ser petistas, 25%, bolsonaristas, e 21%, neutras. Outros 11% dos entrevistados afirmaram ser mais próximos do petismo, e 7%, do bolsonarismo.
Envie seu comentário