Prefeitos dos nove municípios do Alto Solimões se reúnem em Atalaia do Norte, a 1.136 quilômetros de Manaus, para dois eventos estratégicos: o 3º Encontro dos Municípios do Alto Solimões (G9) e o 7º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões (Fordime/AS). O encontro, que acontece entre os dias 13 e 15 de agosto, tem como principal objetivo fortalecer a integração regional e debater políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
Com o tema “Pacto Colaborativo pelo Alto Solimões Sustentável: Construindo Políticas Públicas com Participação Interinstitucional e Comunitária”, o evento reúne lideranças políticas, educacionais e comunitárias de Amaturá, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins e da própria Atalaia do Norte.
Presença de autoridades e programação
O senador Eduardo Braga (MDB) participa da caravana, ouvindo as demandas dos gestores locais. Antes de chegar a Atalaia do Norte, o parlamentar visitou Tefé e Alvarães, onde inaugurou obras e acompanhou projetos de infraestrutura. Outras autoridades, como o deputado federal Saulo Vianna (União Brasil), também estão presentes. O senador Omar Aziz (PSD) não pôde participar devido a um mal-estar.
O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União), anfitrião do evento, destacou a importância da iniciativa. “Serão três dias de troca de experiências e discussões relevantes. Aqui vamos fortalecer o diálogo e construir políticas públicas mais justas e eficazes para nossa região”, afirmou.
A programação começou com a cerimônia de abertura no ginásio Professor Lucival Brotas. Nos dias seguintes, os participantes se dividem em grupos de trabalho para discutir sete eixos temáticos:
Educação
Saúde
Esporte, Cultura e Turismo
Segurança Pública
Meio Ambiente e Saneamento Básico
Setor Primário
Os debates contam com a mediação de especialistas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), UNICEF e secretarias municipais.
Compromissos e fechamento
Na quinta-feira (14), os grupos elaboram propostas que comporão a Carta do Alto Solimões e a Carta de Atalaia do Norte. Esses documentos formalizam os compromissos e demandas da região.
O encerramento do evento está previsto para a sexta-feira (15), com uma conferência sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), seguida da aprovação das cartas e da escolha da próxima cidade-sede para 2026.

Envie seu comentário