Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

Justiça torna réu acusado de mandar matar Bruno Pereira e Dom Phillips

A denúncia foi protocolada no dia 5 de junho deste ano, quando o caso completou três anos
Foto: Divulgação

A Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou réu Ruben Dario Villar, conhecido como “Colômbia”, apontado como mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. O crime ocorreu em junho de 2022, no Vale do Javari, no oeste do Amazonas.

A denúncia foi protocolada no dia 5 de junho deste ano, quando o caso completou três anos, e apresentada pelo procurador da República Guilherme Leal, com apoio do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri (GATJ), à Justiça Federal de Tabatinga (AM).

Segundo o MPF, Colômbia liderava uma organização criminosa voltada à pesca e caça ilegais em terras indígenas. Ele fornecia embarcações, armas e combustível para os crimes e comercializava os produtos no Peru e na Colômbia. Ainda de acordo com o órgão, ele ordenou os assassinatos cometidos por Amarildo da Costa Oliveira, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira. O crime foi praticado por motivo torpe, com emboscada e sem chance de defesa para as vítimas.

A Justiça também retirou o sigilo do processo, atendendo a um pedido do MPF, permitindo que o caso seja acompanhado pela sociedade.

Sobre os executores do crime, o MPF pediu o desaforamento — ou seja, a transferência do julgamento para outra cidade — solicitando que o Tribunal do Júri seja realizado em Manaus.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *