A ilustradora Rafaella Tuma, de 34 anos, que tem um quadro no BBB23, foi acusada de racismo após usar as redes sociais para compartilhar uma imagem que associa um homem negro ao crime de roubo.
A imagem em questão mostra uma conversa de WhatsApp entre duas amigas. Uma delas afirma que está sofrendo por amor e envia a foto de um homem negro, de boné e sem camisa, que aparece fumando em frente a uma casa sem reboco. A outra debocha da situação com um comentário preconceituoso. “Está sofrendo por quê? Ele te roubou?”.
Revoltados com a publicação de Rafaella, internautas pediram providências a Boninho, diretor do Big Brother Brasil, e até mesmo a Felipe Neto, sócio da Play9, agência da qual a ilustradora faz parte. Ela ainda foi acusada de se apropriar do estilo de trabalho lançado pelo ilustrador negro Leonardo Amaral.
Após repercussão negativa, Rafaella apagou o post polêmico e se pronunciou (veja o vídeo completo abaixo). “Eu vim me pronunciar sobre o ‘meme’ compartilhado mais cedo nos meus stories. Gente, sinceramente não tem muito o que fazer. Você tem que assumir os seus erros, ver que eles foram muito grotescos e tentar pedir desculpa”, disse a artista.
“Quando eu peguei esse meme, eu peguei do próprio cara. O cara da foto é ator e comediante. Ele mesmo tirou uma foto dele e ele mesmo se ‘zoou’. Não estou fugindo do meu erro, eu sei que eu não deveria ter compartilhado, porque isso traz uma problemática gigante, uma mensagem muito negativa por todo o estereótipo”, continuou Rafaella.
“Fiquei com muita raiva de mim mesmo por não ter visto o filtro tão óbvio que estava errado. Eu peço desculpa. Eu errei. A minha página vai ter muito mais filtro daqui pra frente, desculpa”, finalizou ela.
Envie seu comentário