As Forças Militares da Colômbia desarticularam atividades criminosas da facção Segunda Marquetalia, dissidência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), na região do Rio Cotue-Caño Pimate, no departamento do Amazonas. O grupo estava envolvido em mineração ilegal e narcotráfico, produzindo cerca de 18 quilos de ouro por mês.
Entre 1º de janeiro e 2 de julho, as operações militares resultaram na destruição de 44 dragas e na tomada de 23 unidades de mineração, segundo o Comando Geral das Forças Militares da Colômbia (CGFM). Essas ações contribuem para mitigar a crise ambiental na Amazônia colombiana, uma das áreas essenciais para o equilíbrio ambiental global.
Além de combater crimes ambientais, as tropas trabalham para proteger as comunidades étnicas que habitam a região. O General de Brigada Edilberto Cortés Moncada, comandante da 26ª Brigada de Selva em Leticia, Amazonas, destacou a integração das Forças Armadas com outras autoridades para combater economias ilícitas e garantir a preservação do território.
Envie seu comentário