Para o especialista em comércio exterior, Prof. Dr. Celso Grisi, da IBS AMERICAS, a maior escola internacional de negócios do Brasil, o país vive hoje um momento de excelente imagem institucional internacional, isso independente do nosso momento político de troca governamental. Em sua opinião “é um erro confundir a imagem institucional de um país com o seu governo, seja ele qual for. Por um motivo simples, governos passam. A imagem de um país é algo muito maior, mais complexo, envolve cultura, história e uma série de outros elementos. Considerando essas circunstâncias, a imagem do Brasil no mundo hoje é muito boa, mas precisamos desenvolver uma estratégia de marketing internacional e nos colocar em plena sintonia com temas da agenda internacional”, diz ele.
O professor desaprova a aproximação do Brasil com países como Venezuela e Nicarágua. Esses países, em sua opinião, são Estados que desrespeitam os direitos humanos e as instituições democráticas e não é a agenda internacional ideal para o Brasil. “Somos uma referência continental e com grandes responsabilidades em certas áreas, como a ambiental através da Amazônia. Esse é o posicionamento ideal do país numa agenda internacional”, opina Grisi.
O professor fecha dizendo que “o mundo espera do Brasil decisões coerentes sobre a nossa economia e com resultados positivos na área da educação e da saúde pública (IDH), demonstrando compromissos para equacionar problemas sociais como, por exemplo, o desemprego, precisamos tomar cuidado com a volta de índices elevados de inflação, descontrole nas contas públicas. Nossa demonstração de equilíbrio entre os dados macroeconômicos e a colocação em prática de políticas públicas sociais nas áreas de saúde e educação fará com que o mundo enxergue novamente a grande nação que somos”.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA IBS AMERICAS:
Fran Press Comunicação Corporativa
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
Envie seu comentário