Nas eleições anteriores, a comunidade contava com duas seções eleitorais e duas urnas eletrônicas. Mas os equipamentos foram reduzidos e as seções aglutinadas.
Houve demora, até mesmo, para a fila de atendimento prioritário. Idosos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas estavam aguardando até uma hora para votar.
Outra reclamação dos eleitores da Vila do Moura foi a orientação errada dada pelos funcionários da seção eleitoral. Eles foram informados de que não poderiam votar, caso não estivessem com o título eleitoral em mãos – documento físico ou e-titulo – além do documento original com foto. A orientação dada na seção contraria a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o TSE, para votar, são aceitos os seguintes documentos com foto: e-título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, e carteira nacional de habilitação.
Pelo menos quatro eleitores voltaram para suas casas para buscar o título, já que não havia sinal de internet na região para acessar o e-título. Dois desistiram da votação. Um idoso que estava sem o documento e morava a quatro horas da comunidade foi ajudado por outras pessoas que foram a uma mercearia, acessaram o site do TRE e imprimiram o documento eleitoral para que ele pudesse votar.
A Expedição Amazonas questionou a presidente da seção. Em um primeiro momento, ela afirmou que estava apenas seguindo a determinação de uma portaria do TRE-AM. Logo depois, voltou atrás e disse que apenas eleitores que não estavam com a biometria cadastrada ou cujo nome não constava dos Cadernos de Votação da seção eleitoral eram obrigados a apresentar o título de eleitor além do documento com foto.
O município de Barcelos tem cerca de 20 mil habitantes e 12 mil estão aptos a votar. A disputa eleitoral na cidade é direta, com apenas dois candidatos concorrendo ao cargo, e a decisão será em apenas um turno, já que a cidade tem menos de 200 mil habitantes. No estado do Amazonas, apenas a capital, Manaus, tem a possibilidade de levar a decisão a segundo turno.
A Expedição Amazonas, da GloboNews, está no décimo dia de navegação no Rio Negro com a equipe do Grupo de Pesquisa Química aplicada à Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (GP-QAT/UEA). O objetivo da expedição é acompanhar o trabalho de monitoramento regular da bacia hidrográfica do Amazonas e ver de perto os impactos da pior seca do Rio Negro do último século.
Envie seu comentário