Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o #maiolaranja é uma companha de conscientização que visa dar visibilidade a este grave assunto que vitimiza milhares de crianças no país.
A Polícia Federal tem realizado um trabalho incansável para combater crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil, colocando a vítima no centro das investigações. Essa diretriz, consistente em um olhar conglobante das violações sexuais no âmbito investigativo, tem sido empregada há vários anos, junto com o uso das melhores técnicas na obtenção de resultados efetivos quando se trata de repressão (e prevenção) às inúmeras formas de violência sexual de criança e adolescentes.
Para tanto, a instituição se utiliza de ferramentas investigativas e metodologias próprias voltadas para o combate desse tipo de criminalidade, bem como tem-se criado uma rede de cooperação com as policiais estaduais e forças policiais de outros países a fim de combater esses delitos a nível global.
Não resta dúvida que para alcançar a proteção integral de crianças e adolescentes, idealizada pela nossa Constituição Federal, é necessário direcionar esforços não só para a repressão desse tipo de criminalidade, mas também para campanhas de prevenção, especialmente diante das consequências gravíssimas provocadas pelo abuso sexual em crianças e adolescentes.
No campo da prevenção, a PF tem capacitado policiais federais para disseminarem conhecimentos em atividades socioeducativas e palestras em escolas ou instituições congêneres.
Envie seu comentário