Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Economia

Deputado do AM de partido que apoia Bolsonaro mostra indignação por medida do presidente

O parlamentar presidente do Diretório Regional do partido que apoia Bolsonaro no Congresso Nacional.
Bolsonaro participou da reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no auditório da Suframa, na capital amazonense.

Com indignação, o deputado federal Átila Lins (Progressistas) reagiu, na manhã deste sábado (26), à decisão do Governo Federal, via ministro Paulo Guedes, de reduzir em 25% o valor do IPI para grande parte dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus. O parlamentar presidente do Diretório Regional do partido que apoia Bolsonaro no Congresso Nacional.

“Recebi com grande preocupação a decisão do Governo Federal, pelo ministro Paulo Guedes, de publicar o Decreto nº 10.979, de 25 de fevereiro de 2022, reduzindo em 25% o valor do IPI em relação à grande parte dos produtos fabricados no PIM, sendo um duro golpe contra a Zona Franca, que tem isenção do IPI”, disse o parlamentar.

“Essa redução em 25%, generalizada, faz perder as vantagens comparativas, por igual a competitividade para com outras regiões do país. Muitas fábricas vão fechar no Amazonas, e os cem mil empregos diretos proporcionados pelas indústrias da ZFM serão extintos”, avisa Átila.

Para o deputado progressista, “os trabalhadores do Amazonas não merecem essa punição por parte do Governo Federal. Ainda mais que além de gerar emprego e renda para a região como um todo – empregos diretos e indiretos -, a ZFM também é responsável pela preservação ambiental, notadamente comprovada. E, se os postos de trabalho forem extintos, certamente esses trabalhadores migrarão para outras atividades, inclusive a extrativista”.

Falta de compromisso

Átila diz que há muito tempo percebeu a falta de compromisso do ministro Paulo Guedes com os trabalhadores amazonenses e com o modelo ZFM. “A alegação de que com o decreto, o setor industrial do país, principalmente a indústria de transformação, terá melhores condições para a retomada de seu crescimento, é compreensível, mas que isso não prejudique a ZFM, como provavelmente acontecerá. Espero que o presidente Bolsonaro consiga conter a sanha do seu ministro da Economia em desfavor dos trabalhadores do PIM e do modelo de sucesso que é a Zona Franca de Manaus”, afirma o deputado.

Átila dirigiu apelo ao ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República e presidente licenciado do Progressistas, senador Ciro Nogueira, para que ajude a convencer o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes a retirarem a Zona Franca “do fatídico decreto publicado na sexta-feira (25)”.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *