A demanda por crédito no Brasil caiu 2,5% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Quando comparada ao mês anterior, julho, a procura também registrou recuo no mesmo patamar (2,3%). Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos em segmentos como o varejo, instituições financeiras, entre outros.
Nesse cenário de retração, o setor de varejo, que historicamente tem um peso maior no índice, registrou queda de 31% na comparação anual. Ante julho deste ano, o varejo teve um leve incremento próximo a 1%.
Considerando o porte das companhias analisadas, as micro empresas, que faturam até R$ 360 mil, se destacaram na comparação mensal com aumentos de demanda em 13%.
“As micro empresas são as que atuam com as margens mais apertadas e menor acesso a capital de giro, ficando mais vulneráveis às oscilações da economia que, no caso do Brasil, ainda se mantém em lenta recuperação. Consequentemente, entre elas há maior necessidade de recorrer ao crédito como ferramenta de sobrevivência e manutenção de suas atividades”, avalia Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, responsável pelo indicador.
Na outra ponta, entre as empresas de grande porte (faturamento anual acima de R$ 300 milhões), houve recuo de quase 4% ante julho deste ano e um crescimento de 7% na comparação anual.
Sobre o INDC
O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) abrange um universo de empresas, instituições financeiras e varejistas e mensura o apetite do brasileiro pelo crédito. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em concessão de crédito, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da financeira e se há ou não indícios de fraude.
Sobre a Neurotech
A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom. Saiba mais em https://www.neurotech.com.br

Envie seu comentário