Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Manchete

Defensoria Pública atua em 13 sessões na primeira semana do Programa Júri Eficiente

Mutirão segue até 28 de novembro com 76 julgamentos pautados pelo Tribunal do Júri em Manaus
54155825475_6593d0dd46_c
Foto: Divulgação/TJAM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou de 13 das 20 sessões realizadas na primeira semana do Programa Júri Eficiente, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em referência ao Mês Nacional do Júri. O mutirão, que ocorre até o dia 28 de novembro, busca dar celeridade aos julgamentos de processos antigos do Tribunal do Júri, garantindo o cumprimento dos princípios constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa.

Na capital, as atividades estão concentradas na 1ª e 2ª Vara do Tribunal do Júri, onde a DPE-AM irá atuar no julgamento de 76 processos ao longo do mês. A iniciativa segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com prioridade a ações que tramitam há mais de cinco anos e a casos que envolvem réus presos. Durante a primeira semana, o trabalho da Defensoria resultou em três absolvições de assistidos.

O mutirão foi estruturado para atender processos de Manaus e de municípios com fácil acesso à capital. A partir de dezembro, a iniciativa seguirá para o interior do estado, ampliando o alcance do projeto. A atuação da Defensoria se dá de forma integrada, com defensores públicos designados para cada sessão de julgamento, assegurando que todos os assistidos tenham defesa técnica qualificada.

Segundo o defensor público Inácio Navarro, titular da 6ª Defensoria Pública Forense do Tribunal do Júri, o programa representa um esforço coletivo das instituições do sistema de justiça para reduzir o acúmulo de processos e garantir decisões mais céleres.

“O principal desafio enfrentado foi a designação de membros para participarem das sessões, considerando que o mutirão ocorre simultaneamente com julgamentos no interior e com outros projetos promovidos pelo Poder Judiciário, nos quais a participação da Defensoria Pública também é essencial”, ressaltou.

Atuação da Defensoria

A execução simultânea de diferentes projetos do Poder Judiciário, nos quais a Defensoria também participa, tem exigido planejamento rigoroso para atender todas as frentes. A instituição tem trabalhado para garantir presença em cada sessão, mesmo diante da limitação do quadro de defensores públicos.

Nos últimos meses, a instituição tem atuado em casos complexos, alcançando decisões favoráveis que demonstram o impacto direto da assistência jurídica prestada a quem não pode arcar com os custos de um advogado particular.

“A Defensoria tem assegurado julgamentos justos e evitado injustiças, restaurando a dignidade de seus assistidos”, afirmou o defensor público Inácio Navarro. Segundo ele, a administração da DPE-AM tem dado apoio irrestrito à atuação criminal, investindo em projetos e formações voltados ao aprimoramento da prática no Tribunal do Júri.

Antes do início do mutirão, a Defensoria participou da reunião preparatória sobre o projeto para acompanhar integralmente as pautas. Essa parceria entre as instituições é fundamental para alcançar os resultados esperados e garantir que o Júri Eficiente cumpra seu papel de reduzir a morosidade processual.

“É fundamental que o esforço conjunto continue e que o fortalecimento da Defensoria seja visto como condição essencial para a efetividade da justiça criminal”, concluiu.

O Programa Júri Eficiente segue até o fim de novembro, mas segue no interior até maio de 2026 e deve contemplar todas as pautas previstas. A Defensoria Pública continuará atuando em cada sessão, garantindo o direito à defesa técnica e contribuindo para a efetividade da justiça no Amazonas.

Texto: Ed Salles

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som