Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Economia

Consumo impulsiona o crescimento do varejo alimentar

Pesquisa da consultoria Capterra revelou que 49% dos consumidores consideram a rapidez o fator mais importante nas entregas. 
REUTERS/Mark Makela

 

O varejo alimentar segue em alta e segundo dados do Radar Scanntech em parceria com a McKinsey, o setor cresceu 3,3% no faturamento em fevereiro de 2024, impulsionado pelo aumento do consumo e estratégias promocionais.

Além disso, os produtos que registraram maior aumento nas vendas em valor foram:

  • Café: 61,3%
  • Ovos: 21,1%
  • Hidratante corporal: 19,8%
  • Água: 18,8%
  • Kit capilar: 18,7%
  • Frango in natura: 17,3%
  • Óleo: 16,6%

Além disso, outra pesquisa recente da MindMiners destacou que os principais fatores que influenciam as escolhas dos consumidores no setor de alimentos, e que reflete um consumidor cada vez mais consciente e exigente, são: o preço, chegando a 68%, e sabor, em 64%. Além disso, uma Pesquisa da consultoria Capterra revelou que 49% dos consumidores consideram a rapidez o fator mais importante nas entregas.

É nesse cenário que a Daki, aplicativo de mercado online e referência em entregas ultrarrápidas, tem sido peça-chave na transformação do setor, investindo fortemente em tecnologia, malha logística e um modelo baseado em dark stores para garantir eficiência na última milha. Como reflexo dessa estratégia, a empresa registrou um crescimento de 66% nos pedidos de supermercado na plataforma em 2024.

Outro ponto de destaque é o forte crescimento do mercado de delivery de supermercados. De acordo com um estudo da Ticket, 40% dos brasileiros pedem comida por delivery, e 11% fazem de um a dois pedidos semanais.

A Daki fez um levantamento recente sobre os campeões de vendas no aplicativo, e isso ajuda a entender certos padrões de comportamento dos consumidores. A pesquisa foi separada pelas principais categorias:

  • Não Alimentar: Lava roupas lavagem perfeita Omo 3l; Papel higiênico folha dupla Daki 8 unidades; Papel higiênico Neve Supreme folha tripla 20m com 12 rolos; Papel higiênico Neve Toque de Seda 2p 5×12 20m; Papel higiênico Personal folha dupla  30m 12 unidades.
  • MerceariaLeite integral Piracanjuba 1l; Leite UHT integral Italac 1l; Azeite extra virgem Gallo 500ml; Leite condensado Moça 395g; Arroz branco 5kg tipo 1 Camil.
  • Líquido: Refrigerante Coca-Cola sem açúcar 2l; Cerveja Heineken sleek 350ml; Refrigerante Coca-Cola original 2l; Cerveja puro malte Spaten 350ml (gelada); Refrigerante Coca-Cola sem açúcar 1,5l.
  • Fresh: Ovo extra branco Hortmix 20 unidades; Carne moída de primeira Centroeste 500g (resfriada); Picanha em peça Centroeste 1kg (congelada); Filé de peito de frango congelado Sadia 1kg; Banana prata Hortmix 500g.
  • Perecíveis: Queijo mussarela fatiado Président 150g; Pão de queijo tradicional Daki 400g; Bebida láctea sabor chocolate YoPRO 15g high protein Danone 250ml; Pão bisnaguinha Panco originais pacote 300g; Requeijão cremoso tradicional Vigor copo 200g.

 

Sobre a Daki

A Daki é um aplicativo de mercado completo 100% digital e com estoque próprio, viabilizando a agilidade e eficiência desde a escolha dos produtos até a entrega, garantindo a melhor experiência de compra e cumprindo com sua missão de entregar mercado completo em minutos. Fundada em janeiro de 2021 por Rafael Vasto, Alex Bretzner e Rodrigo Maroja, a Daki, pioneira em entregas ultrarrápidas no Brasil, opera em um modelo de dark stores, ou seja, pequenos centros de distribuição urbanos fechados ao público, com raio de entrega reduzido a poucos quilômetros.

Com cerca de 5.000 produtos, que incluem: mercearia, hortifruti fresco, carnes & congelados, padaria, bebidas, casa & limpeza, cuidado pessoal, bebê e até produtos para os pets, a Daki opera e atende em São Paulo, Santos, ABC Paulista, Osasco, Guarulhos, e em Belo Horizonte, e já conta com mais de 1.000 colaboradores. Após 10 meses de operação, em seu segundo aporte de investimentos, a empresa passou a valer 1.2 bilhão de dólares, se tornando o unicórnio mais rápido das Américas.

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *