A judicialização do decreto que derrubou o aumento sobre o IOF culminou em um tom mais elevado da oposição ao governo Lula, no congresso nacional.
À CNN, o líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou que o “congresso nacional está em guerra contra o presidente Lula”.
Segundo o parlamentar, a decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação da Câmara é uma “afronta inaceitável ao poder legislativo e um grave atentado à democracia”.
O líder ressalta que essa é mais uma “tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente político, tentando impor pela força do judiciário aquilo que perdeu no voto dentro da Casa do Povo”.
Segundo apurações da CNN, Lula determinou, nesta terça-feira (1), que o STF se debruce sobre o tema, sendo mais uma tentativa para reverter a decisão. Para apoiadores, a ação é uma “munição jurídica” para protelar o recuo do imposto.
Como uma espécie de retaliação, a oposição afirma que fará novos pedidos de convocação para o ministro da fazenda, Fernando Haddad, prestar esclarecimentos ao legislativo, além de continuar com a “obstrução total” na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Envie seu comentário