Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Comitê vai ampliar financiamento para projetos na Amazônia

O grupo, que já opera no Nordeste, tem como objetivo articular ações para fortalecer o financiamento de projetos voltados à geração de renda e emprego na região.
comite-vai-ampliar-financiamen

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participou, nesta terça-feira (12), da instalação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff) da Amazônia Legal, em Belém. O grupo, que já opera no Nordeste, tem como objetivo articular ações para fortalecer o financiamento de projetos voltados à geração de renda e emprego na região.

O Coriff atuará como instância consultiva do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com foco no desenvolvimento sustentável da região. Participam do comitê representantes do BNDES, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal (CEF) e Finep.

Durante o encontro, a diretora do BNDES, Maria Fernanda Coelho, destacou a importância do comitê para impulsionar a oferta de crédito e atrair investimentos. “O Coriff é essencial para dinamizar a economia local e melhorar a qualidade de vida da população. Temos recursos para diferentes setores, como indústria, comércio, serviços, infraestrutura, agricultura empresarial e familiar”, afirmou.

De acordo com o BNDES, entre janeiro de 2023 e março de 2025, foram aprovados R$ 55,9 bilhões em crédito para os estados da Amazônia Legal — um aumento de 50% em relação ao período de 2019 a 2022, que registrou R$ 37,3 bilhões.

O superintendente da Sudam e presidente do Coriff, Paulo Rocha, anunciou a criação de uma “sala de situação” na Sudam para monitorar a atuação do comitê. “Queremos garantir que o financiamento chegue para todos: grandes, médios e pequenos. Desenvolvimento sustentável é inclusão, e é essa inclusão que dará sustentabilidade à região”, disse.

O Coriff priorizará projetos nas áreas de bioeconomia, pesca, agricultura familiar e iniciativas estratégicas ligadas ao Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). Entre os destaques estão o fortalecimento do Portal de Investimentos da Amazônia e projetos integrados nas regiões do Marajó (PA) e Bailique (AP).

A criação do Coriff foi aprovada em abril deste ano pelo Conselho Deliberativo da Sudam. O comitê passa a ter caráter permanente e consultivo.

A cerimônia de instalação contou com representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Consórcio Amazônia Legal, do Sebrae, de federações da indústria e de entidades como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *