O fim de semana se aproxima com a possibilidade de chuva em diferentes regiões do Brasil. No Sul, o avanço de uma nova frente fria deve provocar uma zona de instabilidade que já deve deixar o tempo fechado a partir de amanhã. Para o domingo (30), dia do segundo turno das eleições presidenciais, o guarda-chuva será necessário para se locomover até a zona eleitoral também nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Já no Nordeste, a previsão é a de que o tempo fique seco, segundo a Climatempo.
A frente fria que avança pelo país deixará as capitais do Sul com muita chuva durante as eleições. Em Porto Alegre, o sábado será nublado, mas não chove. A temperatura mínima é de 16ºC e a máxima de 32ºC. No entanto, o domingo deverá amanhecer chuvoso na capital gaúcha e a temperatura mínima sobe pra 20ºC. A expectativa é a de que o dia permaneça chuvoso. As cidades na fronteira com o Uruguai também devem esperar bastante chuva.
Em Florianópolis, chuvas isoladas já começaram a surgir no sábado, quando a temperatura fica entre 19ºC e 28ºC. O domingo, por sua vez, terá uma estabilidade pela manhã. No entanto, as chuvas voltam a cair à tarde. Os termômetros devem registrar mínimas de 20ºC e máximas de 33ºC. A capital paranaense terá o sábado de chuvas, mas o domingo será apenas nublado. A mínima para os dois dias em Curitiba é de 16ºC e a máxima, de 24ºC no sábado e 27ºC no domingo.
Sudeste
Em São Paulo, a expectativa é a de que a presença de nuvens carregadas sobre o estado estimule condições para a chuva. Na capital, o domingo de eleições será nublado e as chuvas devem ocorrer no final da tarde. Ao longo do dia, a mínima será de 19ºC e a máxima de 30ºC. No Rio de Janeiro, também se espera chuva durante o fim de semana, especialmente ao entardecer. A mínima será de 22ºC e a máxima de 33ºC no domingo (30).
Vitória terá o tempo nublado no sábado (29), e chuvas no dia das eleições. A mínima para o fim de semana é de 23ºC e a máxima não deve ultrapassar os 31ºC. Belo Horizonte também registrará chuvas ao entardecer durante o fim de semana. As mínimas serão de 19ºC e 20ºC e as máximas de 32ºC e 31ºC, respectivamente.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste também haverá presença de nuvens carregadas que poderão provocar pancadas de chuva na região. Em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, o fenômeno será em pequenas áreas e de curta duração. Já em Mato Grosso do Sul, as chuvas devem ocorrer a qualquer momento, com risco de raios.
Goiânia deverá registrar chuvas durante todo o sábado e ao entardecer do domingo. A mínima é de 23º e a máxima de 35ºC para o fim de semana. Em Campo Grande, as chuvas serão registradas ao longo do fim de semana. No dia das eleições, a mínima é de 24ºC e a máxima de 32ºC. Em Brasília, há possibilidade de garoa no sábado, mas no domingo deverá chover rápido durante todo o dia. A mínima é de 22°C e a máxima de 31°C.
Nordeste
O tempo deve secar novamente em grande parte do Nordeste, depois de uma semana de muita chuva. No domingo, o céu ficará aberto com muito sol no Maranhão, Piauí, Ceará, norte da Bahia e interior dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Já no litoral, pode ocorrer rápidas chuvas na faixa de Alagoas ao Rio Grande do Norte.
Teresina terá temperatura mínima de 22ºC e máxima de 37ºC. Recife terá presença de chuva pela manhã e tempo mais firme à tarde durante o fim de semana inteiro. Os termômetros devem registrar mínima de 25ºC e máxima de 28ºC em ambos dias. Já em Salvador, a expectativa é a de que a cidade registre chuvas no sábado, mas no domingo a precipitação se concentre apenas na manhã. A mínima é de 24ºC e a máxima de 27ºC.
Norte
A previsão é de sol forte por várias horas e pancadas de chuvas no norte do país, principalmente à tarde e à noite, um tempo típico desta época do ano. No dia das eleições, Belém e Manaus terão mínimas de 23ºC e máximas de 33ºC. Em Palmas, a chuva se concentra apenas na noite do domingo. A mínima será de 25ºC e a máxima de 36ºC.
Semana começa com frente fria
O fim de outubro e o início de novembro serão marcados pelo avanço de duas frentes frias vindas pelo sul do Brasil. A mais forte deve ocorrer no feriado de Finados, no dia 2.
De acordo com os institutos de meteorologia Climatempo e o MetSul, regiões de Santa Catarina e da Serra Gaúcha podem registrar a ocorrência de neve e chuva congelada na terça-feira (1), e o frio pode se estender para todo o Centro-Sul, incluindo São Paulo.
Envie seu comentário