Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

Case de sucesso de produção de biometano foi destaque na IFAT Brasil 2025

GNR Fortaleza abastece até 15% do gás canalizado do Ceará e evita a emissão de 500 mil toneladas de CO₂ por ano. Projeto será replicado no Amazonas
case-de-sucesso-de-producao-de

A experiência da usina GNR Fortaleza, uma parceria entre a Marquise Ambiental e a MDC Energia e referência nacional na produção de biometano a partir de resíduos urbanos, foi apresentada como case de sucesso durante a IFAT Brasil 2025, feira internacional para água, esgoto, drenagem e soluções em recuperação de resíduos, realizada em São Paulo, na última semana.

Suzana Marinho, superintendente de Gás e Bioenergia da Marquise Ambiental, participou do painel “Melhores práticas do setor de biogás e biometano no Brasil – Cases de Sucesso Abiogás”, no palco Orange, um dos espaços do congresso técnico da IFAT que promove a troca de experiências e discussão de estratégias.

Localizada em Caucaia (CE), a planta purifica o gás gerado no aterro sanitário e injeta diretamente na rede da Cegás, distribuidora de gás natural do estado. O biometano já representa cerca de 15% do gás canalizado do Ceará e reduz aproximadamente 500 mil toneladas de CO₂ por ano, ao converter metano — um potente gás de efeito estufa — em energia renovável.

A Marquise Ambiental pretende replicar o projeto em Manaus com a implantação da futura usina de biometano da Amazônia, que será instalada ao lado do CTTR Amazonas, centro de tratamento e triagem de resíduos já construído pela empresa na capital do estado.

A GNR Fortaleza foi responsável por 31,6% da produção nacional de biometano em 2024 e liderou a emissão dos certificados Gás-Rec — instrumento que atesta a origem renovável do combustível, concedido pelo Instituto Totum. A planta também possui certificações que permitem sua atuação no mercado de carbono.

O painel reuniu representantes de empresas, agências reguladoras e governo — incluindo Pedro Maranhão (Abrema), Amauri Gavião (Arsesp), Sérgio Arosti (Solví), Oliver Jones (MDC Energia), Lais Almada (Semil-SP) e Sergio Ramos da Cruz (Paques LAM).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *