A cidade de Manaus (AM) recebeu, nesta terça-feira (23), o Selo CAIXA Gestão Sustentável, reconhecimento concedido pelo banco a municípios que apresentam boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental e climática na administração pública. A entrega foi realizada no Mirante Lúcia Almeida, no centro de Manaus.
A capital amazonense conquistou o selo nível Cristal, primeira graduação da certificação. “Esse reconhecimento fortalece a parceria entre a CAIXA e o município de Manaus, evidenciando o alinhamento da gestão local com os princípios de sustentabilidade, governança e responsabilidade socioambiental que norteiam a atuação do banco”, afirmou a superintendente de Rede da CAIXA no Amazonas, Jorineide Freitas.
Para conceder o selo, a CAIXA avalia 22 indicadores, distribuídos em quatro categorias: ambiental, social, governança e climática. Os dados são coletados de fontes públicas, sistemas governamentais e não governamentais, além de informações autodeclaradas pela administração local.
Com essa certificação, Manaus passa a ter condição de acessar créditos com condições diferenciadas e voltadas para a sustentabilidade, eficiência energética, utilização de fontes de energia limpa e, ainda, na transformação digital e sistemas com o objetivo de melhorar a eficiência e acessibilidade dos cidadãos aos serviços públicos.
Selo CAIXA Gestão Sustentável:
O Selo CAIXA Gestão Sustentável tem o propósito de apoiar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de maior qualidade de vida.
A adesão do município à sistemática é voluntária e o selo, uma vez conferido, tem validade de dois anos. As prefeituras que tiverem interesse podem procurar o atendimento de governo da CAIXA em sua região.

Envie seu comentário