O Bradesco foi multado em R$ 3.008.240 pelo Procon Carioca, por conta de uma falha no aplicativo do banco ocorrida no dia 30 de novembro do ano passado. Segundo o órgão, a instabilidade do sistema deixou serviços prestados pelo aplicativo indisponíveis, e clientes tiveram que pagar tarifas por terem recorrido a outras plataformas.
Além da multa, foi recomendado ao banco que os consumidores que foram lesados sejam ressarcidos.
O Procon Carioca questionou o Bradesco sobre o que causou a falha, se houve algum comprometimento com a segurança dos dados dos consumidores, quanto tempo durou o problema, de que maneira os clientes foram informados e quantas pessoas foram atingidas.
O banco foi indagado ainda sobre as medidas que foram tomadas em relação aos consumidores que foram impossibilitados de fazer transações e, consequentemente, perderam o prazo de pagamento de suas obrigações.
Ao prestar esclarecimento, ainda segundo o órgão, o Bradesco argumentou que os consumidores foram informados da falha no sistema no próprio aplicativo, que os usuários deveriam ter outros equipamentos para ter acesso ao sistema e que a segurança dos dados não foi comprometida.
No entanto, o Procon Carioca alega que as respostas do banco não foram comprovadas, o que levou o órgão leva a caracterização de infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Procurado, o Bradesco informou que “busca constantemente adotar medidas que aprimorem os serviços prestados e a qualidade de atendimento de modo a identificar oportunidades de melhorias em seus processos, produtos e serviços”.
Envie seu comentário