Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Bolsonaro chama inquéritos de Moraes de ‘irregulares e ilegais’

Durante sabatina na Jovem Pan, o candidato à reeleição citou encontros recentes com Moraes, e disse que o magistrado não muda a postura mesmo após conversas entre os dois.
Imagem: Folha DE S.Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou hoje de “irregulares, ilegais e inconstitucionais” os inquéritos comandados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Durante sabatina na Jovem Pan, o candidato à reeleição citou encontros recentes com Moraes, e disse que o magistrado não muda a postura mesmo após conversas entre os dois.

“Quantas vezes conversamos, e, alguns dias depois, ele volta ao que era antes? Ele levou o convite para mim, fui na posse [como presidente do TSE], foi um discurso pesado e o que aconteceu logo depois? Ele continua tomando medidas. Eu acho que é consenso, acho que ninguém vai falar que eu estou errado, são inquéritos completamente irregulares, ilegais, inconstitucionais Você para ser democrata você tem que seguir a Constituição e respeitar as leis, nem uma lei foi respeitada nesses inquéritos”.

O presidente também voltou a criticar a condenação no STF do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) a mais de oito anos de prisão. Depois, Bolsonaro concederia indulto ao parlamentar.

“Se não é eu usar minha ‘caneta Bic’ aqui para tirar da cadeia um deputado que foi condenado por falar…Falou besteira, eu não tenho menor dúvida que falou, somos unânimes, mas o artigo 53 da Constituição, que mudou em 2001, até 2001 dizia que deputados e senadores são invioláveis civil e penalmente, depois botou um pronome ‘quaisquer’. O que quer dizer quaisquer? Quaisquer!”.

“Se eu deixar isso acontecer, daqui a pouco prende um filho meu por fake news, daí vou tomar providência? Fake news, como já foram ameaçados meus filhos de fake news”, acrescentou Bolsonaro.

Bolsonaro também reservou críticas ao ministro Edson Fachin, que limitou o alcance dos decretos que flexibilizaram o acesso a armas no país. Além de criticar a nova decisão do magistrado, também disse que magistrado ajudou a eleger um “bandido corrupto”, se referindo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente disse que Fachin também terá “o dia dele”.

“O senhor Fachin ajudou a tornar elegível um bandido corrupto, a corrupção mata tanto quanto mais a violência, uma caneta mal utilizada para corrupção, mata muito mais gente do que uma escopeta, agora nós não temos apoio por parte de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, muito pelo contrário. […] Ano que vem tem mais duas vagas para o Supremo. Sai a senhora Rosa Weber e o senhor Lewandowski, o Fachin vai ter o dia dele também, se for eu botar mais quatro lá dentro você passa ter um supremo que vai ter que olhar para esses quatro e tomar certas decisões”.

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *