A Embrapa Amazônia Ocidental promoveu nesta terça-feira (5/3) o Seminário de Apresentação do Relatório Parcial dos Bolsistas de Iniciação Científica, do período 2023/2024. Os bolsistas apresentaram o estágio atual das pesquisas que estão desenvolvendo na Embrapa com orientação dos pesquisadores da instituição, em temas estratégicos para a região, tais como: fruticultura, diversidade genética, piscicultura, florestas, dentre outros.
O evento reuniu 28 estudantes incentivados com bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic/AM).
Foram membros da banca avaliadora, Cíntia Souza e Francisco Célio Chaves, pesquisadores da Embrapa , e Aline Ellen Duarte de Sousa, professora do Departamento de Produção Animal e Vegetal da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os avaliadores apresentaram sugestões de melhoria às apresentações dos alunos após a realização das apresentações.
Na abertura do evento, Kátia Emídio, chefe-adjunta de P&D, pesquisadora falou da importância da iniciação científica para a formação curricular do profissional de pesquisa. “É muito importante para o mercado de trabalho você ter essa experiência, por isso, levem a sério e aproveitem esse momento de aprendizado”. Ela comentou sobre o aumento da presença feminina na pesquisa científica.
Na Iniciação Científica, o estudante exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita, apresentação de resultados em eventos, sistematização de ideias e de referenciais teóricos e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador.
O Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental é coordenado pelo Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários (Cibe) e conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas).
Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental
Envie seu comentário