Ver o pet alegre e saudável é o desejo principal de todo tutor. E um dos caminhos para isso é oferecer ao cão ou gato uma alimentação de qualidade. Por esse motivo o Em Pauta Online traz na coluna dessa semana uma dica sobre um ingrediente que pode contribuir e muito com a nutrição animal: a batata-doce.
A batata-doce é um aliado para a saúde dos pets, principalmente daqueles que sofrem de diabetes, sobrepeso ou obesidade. Ela é um tubérculo pertencente ao grupo dos carboidratos, rico em amido e fibras, além de ser fonte de vitaminas A, C, vitaminas do complexo B e manganês.
Devido ao seu perfil extremamente nutritivo, muitas pessoas incluem esse alimento em suas dietas, especialmente quando adotam um estilo de vida mais saudável. Mas, afinal, quais são as vantagens de oferecer batata-doce na alimentação dos cães e gatos?
A veterinária Mariana Monti, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Special Dog Company, destaca que a inclusão de farinha de batata-doce nas rações pode trazer diversos benefícios para a saúde dos animais.
A batata-doce ajuda a melhorar a saúde intestinal dos pets e aumenta a digestibilidade dos nutrientes. Isso faz dela uma excelente aliada não apenas para a alimentação humana, mas também pode ser muito positiva no controle de obesidade dos pets, trazendo mais saciedade para os peludos que precisam emagrecer.
“Sem contar que a batata-doce é rica em fibras e é mais palatável, ou seja, mais saborosa para os pets, principalmente quando comparamos com rações feitas com farinha de arroz”, explica a veterinária.
A veterinária explica, ainda, que o ingrediente pode ser inserido na alimentação de cães e gatos saudáveis, mas é especialmente indicada para aqueles que estão acima do peso ou que são diabéticos. Isso porque a batata-doce é incluída na ração como fonte de carboidrato e de fibra, substituindo outras fontes como o arroz e o milho.
“Em resumo, a batata-doce traz bons resultados para o metabolismo animal, pois é capaz de reduzir o incremento máximo de glicose e de diminuição da insulinemia comparado com o arroz, o que é muito importante para animais com alterações no metabolismo de carboidratos, além de ser uma fonte de fibras capaz de promover saúde intestinal”, finaliza Monti.
Texto: Sérgio Dias
Envie seu comentário