Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

Ataque ucraniano com drone explode depósito de munição na Crimeia

“Decidiu-se evacuar as pessoas que vivem num raio de 5 km” e, “para minimizar os riscos, parar também a circulação ferroviária”.
Foto: Divulgação

Um ataque de drone ucraniano na Crimeia explodiu um depósito de munição, provocando evacuações na península anexada à Rússia e paralisando o tráfego ferroviário, apenas cinco dias depois de uma ofensiva danificar uma ponte  estratégica da Rússia.

A Ucrânia lançou uma contraofensiva no início de junho para reconquistar os territórios tomados pela Rússia e expressou sua intenção de recuperar a Crimeia, que Moscou anexou em 2014.

Na sexta-feira, falando por videoconferência no Fórum de Segurança de Aspen, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a ponte da Crimeia, que ele disse ter sido construída em violação ao direito internacional, deveria ser “neutralizada”.

A Kerch Bridge é a única infraestrutura que liga a Crimeia à Rússia. É usada para transportar equipamentos militares russos para a frente ucraniana. “Como resultado de um ataque de drone inimigo no distrito de Krasnogvardeysky, houve uma explosão em um depósito de munição”, disse o líder pró-Rússia da Crimeia, Serguei Aksionov, no Telegram neste sábado (22).

“Decidiu-se evacuar as pessoas que vivem num raio de 5 km” e, “para minimizar os riscos, parar também a circulação ferroviária”. O tráfego rodoviário foi brevemente interrompido. Aksionov não disse onde exatamente o ataque ocorreu, afirmando apenas que foi no distrito de Krasnogvardeiski, localizado no centro da Crimeia. Segundo ele, não houve vítimas.

Evolução dos ataques

Os ataques nesta península do mar Negro se intensificaram nas últimas semanas. Há cinco dias, uma ofensiva atingiu a ponte da Crimeia, que já havia sido atacada por tropas ucranianas em outubro de 2022.

Os drones navais causaram danos consideráveis e dois civis que dirigiam na ponte foram mortos. O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu uma “resposta” de seu Exército e pediu “melhoria da segurança” na ponte.

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *