Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Política

Apenas um deputado federal do Amazonas teve 100% de presença em sessões na Câmara

Sete dos oito deputados federais do Amazonas na Câmara dos Deputados faltaram 132 vezes nas sessões plenárias realizadas em 2019.

Por Portal do Holanda 

Sete dos oito deputados federais do Amazonas na Câmara dos Deputados faltaram 132 vezes nas sessões plenárias realizadas em 2019. Apenas o deputado Sidney Leite (PSD) esteve presente em todas as 168 sessões realizadas entre fevereiro e dezembro, o único com 100% de frequência de acordo com dados do site da Câmara. O deputado Marcelo Ramos (PR) teve apenas cinco faltas justificados sendo um dos parlamentares de maior destaque da bancada, com participações em comissões como a da Reforma da Previdência. Também com poucas faltas, surge José Ricardo (PT) com duas que foram justificadas. 

Já entre os mais ausentes, Átila Lins (PP) foi o parlamentar com mais faltas da bancada do Amazonas, um total de 28 ausências, onde 25 foram justificadas e apenas três geraram desconto salarial. O segundo com mais faltas foi o deputado Silas Câmara (Republicanos), com 27 faltas. Ele justificou 14 ausências e as outras 13 geraram descontos no salário. 

Em terceiro com mais faltas surge Alberto Neto (Republicanos), tendo um total de 25 faltas, mas todas foram justificadas não levando a desconto de seu salário. Na sequência aparece o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade), com total de 24 faltas, sendo que apenas três ele apresentou justificativas, outras 21 levaram a descontos em seu salário.

Depois aparece o deputado Pablo Oliva com 21 faltas, tendo justificado 19 delas e duas geraram desconto salarial. 

Salário e descontos

A remuneração mensal bruta do deputado federal é de R$ 33.763,00. 

De acordo com o art. 4º do Ato Conjunto de 30 de janeiro de 2003, para calcular o valor relativo a cada sessão, é preciso dividir a soma dos subsídios variável e adicional pelo número de sessões deliberativas realizadas no mês. Como hoje o subsídio é fixo, toma-se como referência o percentual representado na época da publicação do ato pelos subsídios variável e adicional: 62,5% da remuneração mensal dos deputados. Assim, para chegar ao valor do desconto por sessão, divide-se R$ 21.101,88 (62,5% da remuneração mensal) pelo número de sessões deliberativas realizadas no mês.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *