Novos dados da Pesquisa de Produção Agropecuária Municipal, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PPM-IBGE), revelam que, em 2023, os pecuaristas do Amazonas produziram mais de 43 milhões de litros de leite.
De acordo com o relatório, o estado ordenhou 89,7 mil cabeças de vacas, alcançando uma produção de 43,4 milhões de litros de leite, o que posicionou o Amazonas em 23ª lugar entre as Unidades da Federação.
Os maiores produtores de leite no Brasil foram Minas Gerais, com 9,4 bilhões de litros, seguido por Paraná, com 4,6 bilhões de litros, e Rio Grande do Sul, com 4,1 bilhões de litros. Em contraste, os estados com menor produção no ano passado foram Amapá (4,9 milhões de litros), Roraima (19,5 milhões de litros) e Distrito Federal (30,6 milhões de litros).
Na região Norte, o Amazonas ocupou a quarta posição em produção de leite, atrás de Rondônia, que liderou com 644,2 milhões de litros. O Amapá foi o estado do Norte com a menor produção, totalizando 4,9 milhões de litros.
Os municípios amazonenses com maior produção leiteira foram Autazes, com 12,4 milhões de litros; Careiro da Várzea, com 9 milhões de litros; e Apuí, com 5 milhões de litros.
Envie seu comentário