Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Dia a Dia

Amazonas em alerta: caso de dengue sorotipo 3 é registrado após 15 Anos

O foco está nas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
atendimento-medico-pixabay-ans-planos-de-saude-848x477-1-jpg
marketinsider

A identificação de um caso de dengue do sorotipo 3, não registrado desde 2009, fez com que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitissem um alerta para intensificar a vigilância das arboviroses no estado.

O foco está nas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

O caso foi detectado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia). A pessoa infectada, moradora de Manaus, tem entre 30 e 40 anos e apresentou sintomas como febre, dor de cabeça, dores nas articulações e erupções cutâneas com coceira. O diagnóstico, confirmado em 9 de outubro por biologia molecular, revelou a presença do vírus DENV-3. O paciente já recebeu alta, está sendo monitorado e segue em condição estável.

Para reforçar o monitoramento de casos de dengue, zika e chikungunya durante o próximo período sazonal no Amazonas, a FVS-RCP emitiu um alerta epidemiológico recomendando maior vigilância no sistema de saúde.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *