Um incêndio foi registrado na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior da Europa, após um ataque de tropas russas, disse o prefeito da cidade vizinha de Energodar em uma rede social. O ataque teria ocorrido nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (4) no horário local (por volta de 21h de quinta, dia 3, pelo horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo prefeito por meio de postagem em uma rede social.
“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo”, disse Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial. Ele não deu detalhes.
Imagens divulgadas pela autoridade nuclear da Ucrânia mostram troca de fogo pelas câmeras de segurança da usina nuclear de Zaporizhzhia.
Mais cedo, os russos começaram uma ofensiva na cidade ucraniana de Energodar, ao lado da maior usina nuclear da Europa.
O governo ucraniano informou que desde o começo do dia, soldados russos vinham intensificando esforços para assumir o controle da usina.
A Rússia já capturou a extinta usina de Chernobyl, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev.
A Agência Internacional de Energia Atômica, ligada às Nações Unidas, pediu que as tropas russas e ucranianas deixem de combater na área próxima à da usina.
Alerta: Rússia ataca e deixa maior usina nuclear da Europa em chamas; veja vídeo pic.twitter.com/1PQonRIIOk
— Em Pauta Online (@empautaon) March 4, 2022
Envie seu comentário