Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

Acadêmicos da Uninorte apresentam no XII Congresso Internacional: Constitucionalismo e Democracia

Orientados pelo prof. Dr. Allan Carlos Moreira Magalhães, os acadêmicos da Uninorte Ser Educacional apresentaram os resumos na Faculdade de Direito da UFAM

Os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário do Norte – Uninorte Ser Educacional, Alessandra Aline Martins de Souza, 25 anos, do 4° período, e Matheus Valente Lima, 23 anos, do 10° Período, apresentaram no XII Congresso Internacional: Constitucionalismo e Democracia. Ambos os alunos foram orientados pelo doutor e pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Allan Carlos Moreira Magalhães.

A acadêmica Alessandra Aline Martins apresentou o resumo com o tema “Patrimônio Cultural: Democracia, Política e Sociedade”, do grupo de trabalho (GT 4), sobre o papel do direito em defesa do pluralismo e da democracia comunitária e inclusiva.

Para Alessandra Aline Martins, a oportunidade de participar de um evento gigantesco, o congresso, se deu por causa da pesquisa que realiza no Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário do Norte (PIC/UNN).

“O PIC/UNN é uma oportunidade de trocas de experiências no mercado de trabalho, onde o objetivo é beneficiar a sociedade. Por exemplo, quando falamos sobre Patrimônio Cultural, não estudamos apenas os bens e as diversas culturas brasileiras, mas, como acontece a participação popular na proteção do patrimônio cultural”, narrou a academia do 4° período de Direito da Uninorte.

Por sua vez, o acadêmico Matheus Valente apresentou o resumo com o tema “A Sala de Máquinas da Constituição e a Efetivação dos Direitos Culturais”, do grupo de trabalho (GT 6), sobre os processos constituintes e o futuro do constitucionalismo latino-americano.

“Num cenário de integração sociocultural da qual perpassa a América Latina, ter a oportunidade de discutir acerca do patrimônio cultural é uma chance única, ensejando, verdadeiramente, no exercício da cidadania. Muito mais do que limitar o poder do Estado, o constitucionalismo latino propicia efetivamente na construção de um diálogo entre os vários atores sociais, desde os cidadãos até o seu patrimônio cultural, traduzindo em verdadeiro processo compositivo de interesses”, explicou Matheus Valente.

Para o prof. Dr. Allan Magalhães a dedicação dos seus orientandos foi o que tornou possível a aprovação dos respectivos trabalhos no encontro de pesquisa internacional.

“E agora eles terão a oportunidade de partilhar saberes, dialogar com pesquisadores e estudantes de diferentes instituições, expondo o produto das suas pesquisas. Encontros de pesquisa são momentos de partilhar apresentação de trabalhos”, destacou o prof. Dr. Allan Carlos Magalhães.

Foto: Andreza Martins

Evento

O XII Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amazonas (PPGDIR) e a Rede ao Constitucionalismo e Democrático Latino-Americano.

O evento é aberto ao público, ocorrerá entre os dias 9 e 11 de novembro, na Faculdade de Direito da UFAM. O Congresso vai contar palestrantes nacionais e internacionais, apresentação dos resumos e artigos em grupos de trabalho.

As apresentações de resumo vão acontecer nas salas 12 e 13 da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, a partir das 14h, nesta quarta-feira, 9.

 

Foto: Andreza Martins

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 - 3 = ?
Reload