Os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário do Norte – Uninorte Ser Educacional, Alessandra Aline Martins de Souza, 25 anos, do 4° período, e Matheus Valente Lima, 23 anos, do 10° Período, apresentaram no XII Congresso Internacional: Constitucionalismo e Democracia. Ambos os alunos foram orientados pelo doutor e pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Allan Carlos Moreira Magalhães.
A acadêmica Alessandra Aline Martins apresentou o resumo com o tema “Patrimônio Cultural: Democracia, Política e Sociedade”, do grupo de trabalho (GT 4), sobre o papel do direito em defesa do pluralismo e da democracia comunitária e inclusiva.
Para Alessandra Aline Martins, a oportunidade de participar de um evento gigantesco, o congresso, se deu por causa da pesquisa que realiza no Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário do Norte (PIC/UNN).
“O PIC/UNN é uma oportunidade de trocas de experiências no mercado de trabalho, onde o objetivo é beneficiar a sociedade. Por exemplo, quando falamos sobre Patrimônio Cultural, não estudamos apenas os bens e as diversas culturas brasileiras, mas, como acontece a participação popular na proteção do patrimônio cultural”, narrou a academia do 4° período de Direito da Uninorte.
Por sua vez, o acadêmico Matheus Valente apresentou o resumo com o tema “A Sala de Máquinas da Constituição e a Efetivação dos Direitos Culturais”, do grupo de trabalho (GT 6), sobre os processos constituintes e o futuro do constitucionalismo latino-americano.
“Num cenário de integração sociocultural da qual perpassa a América Latina, ter a oportunidade de discutir acerca do patrimônio cultural é uma chance única, ensejando, verdadeiramente, no exercício da cidadania. Muito mais do que limitar o poder do Estado, o constitucionalismo latino propicia efetivamente na construção de um diálogo entre os vários atores sociais, desde os cidadãos até o seu patrimônio cultural, traduzindo em verdadeiro processo compositivo de interesses”, explicou Matheus Valente.
Para o prof. Dr. Allan Magalhães a dedicação dos seus orientandos foi o que tornou possível a aprovação dos respectivos trabalhos no encontro de pesquisa internacional.
“E agora eles terão a oportunidade de partilhar saberes, dialogar com pesquisadores e estudantes de diferentes instituições, expondo o produto das suas pesquisas. Encontros de pesquisa são momentos de partilhar apresentação de trabalhos”, destacou o prof. Dr. Allan Carlos Magalhães.
Evento
O XII Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amazonas (PPGDIR) e a Rede ao Constitucionalismo e Democrático Latino-Americano.
O evento é aberto ao público, ocorrerá entre os dias 9 e 11 de novembro, na Faculdade de Direito da UFAM. O Congresso vai contar palestrantes nacionais e internacionais, apresentação dos resumos e artigos em grupos de trabalho.
As apresentações de resumo vão acontecer nas salas 12 e 13 da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, a partir das 14h, nesta quarta-feira, 9.
Foto: Andreza Martins
Envie seu comentário