Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Política

Deputados e TCU fiscalizam hospital federal no Rio de Janeiro

Deputados federais da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara farão uma fiscalização no Hospital Federal de Bonsucesso, nesta sexta-feira (03). A comitiva terá a presença dos deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP), Hildo Rocha (MDB-MA), Elias Vaz (PSB-GO) e ...

Deputados federais da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara farão uma fiscalização no Hospital Federal de Bonsucesso, nesta sexta-feira (03). A comitiva terá a presença dos deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP), Hildo Rocha (MDB-MA), Elias Vaz (PSB-GO) e Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), além de servidores do Tribunal de Contas da União (TCU).

Um levantamento da Comissão constatou que 69% dos contratos firmados pelo hospital federal de Bonsucesso, nos últimos três anos, foram por dispensa de licitação. O fato causou estranheza aos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Elias Vaz (PSB-GO), que produziram um requerimento para auditar todos esses contratos, juntamente com o Tribunal de Contas da União (TCU).

No requerimento, os parlamentares afirmam que esses documentos, firmados com 33 empresas, somam mais de R$ 96 milhões, e suprem serviços básicos e comuns como limpeza, vigilância, monitoramento eletrônico. Os deputados destacaram ainda que cinco dessas empresas mantêm contratos permanentes com a unidade de saúde.

“Há fornecedores detendo relações perenes com a unidade, que mesmo após o esgotamento das possibilidades de prorrogação dos contratos oriundos dos pregões (cinco anos), o hospital mantém os prestadores por meio de contratos emergenciais até que estes consigam vencer outro processo licitatório”, afirmam.

De acordo com a comitiva, a intenção dessa primeira visita é verificar como está o funcionamento do hospital e visitar as áreas que são objetos dos contratos que estão sendo fiscalizados. O grupo pretende também ter acesso aos documentos, e conversar com a direção da unidade sobre esses contratos.

Além disso, os deputados pretendem apurar o funcionamento das áreas que foram atingidas pelo incêndio, que ocorreu no hospital em agosto do ano passado. Em novembro, a Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que a União apresentasse, em até 60 dias, um plano para contratar funcionários para a unidade de saúde, o maior da rede federal no estado.

Fonte:cnn

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *