Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Manchete

Prefeito de Coari e vereadores podem se presos a qualquer momento

Uma força-tarefa estaria sendo montada para a prisao de todos os evolvidos no escandaloso esquema de corrupção
Prefeito está proibido de fazer gastos com festas

Do Portal Flagrante 

São robustas as provas e os indícios de corrupção e desvio de dinheiro público envolvendo o atual prefeito de Coari, Adail Pinheiro Filho, adquiridas pelo Ministério Público do Amazonas (MPE-AM). Uma força-tarefa estaria sendo montada para a prisão de todos os evolvidos no escandaloso esquema de corrupção.

As investigações do Ministério Público vieram à tona após divulgação de um vídeo onde os vereadores da Câmara Municipal de do Município, participam de uma espécie de sorteio de um ‘mensalinho’ no valor de R$ 10 mil, que segundo apura o MP, é pago pelo prefeito aos vereadores em troca de apoio político.

O escandaloso esquema envolveria todos os 15 vereadores da Câmara Municipal de Coari, a 363 km de Manaus. O vídeo que mostra o suposto sorteio em dinheiro, é de 2017 e foi repassado ao Ministério Público por ex-vereadores prejudicados pelo atual prefeito Adail Filho.

 

O MPE apura a ligação de Adail Filho no vergonhoso esquema de pagamento aos vereadores em troca de apoio e o controle da casa legislativa para a aprovação de projetos do executivo.

Se a denúncia for comprovada, Adail pode acabar como o pai, o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro que foi preso e cumpre pena até hoje por crimes de corrupção e pedofilia.

“Era para dar garantia de que não havia boicotagem, então nós fazíamos ali”, disse o vereador cassado Samuel Castro, um dos que fizeram a denúncia ao MPE.

Dos atuais vereadores, ao menos oito estariam envolvidos diretamente no ‘esquema’ montado e supostamente patrocinado pela prefeitura. O escândalo só veio à tona quando quatro deles romperam com o prefeito Adail Filho.

“O dinheiro vem direto do Executivo e é proveniente da mão do próprio prefeito para o presidente da Câmara, Keitton Pinheiro, que é primo dele”, contou o vereador Aldervan Cordovil o MPE.

PREFEITO NEGA

Em nota, o prefeito Adail Pinheiro Filho negou que estivesse envolvido no ‘esquema’ do Mensalinho e alegou que os fatos denunciados são mentirosos. “isso é fruto de mais uma tentativa para me retirarem do cargo”, disse.

“Nunca houve nenhum tipo de repasse ilegal para a Câmara ou para qualquer um dos vereadores. Os recursos do executivo, que são repassados ao legislativo, são todos declarados e podem ser encontrados no Portal da Transparência dos Municípios”. Explicou o prefeito.

O vereador Carlinhos do Bem, um dos que aparecem no vídeo, negou que o bolão usava dinheiro de corrupção. Segundo ele, a quantia tratava-se de uma arrecadação para ajudar o vereador Aldervan Cordovil (PTB), que estaria passando por dificuldades financeiras. 

TODOS PODEM SER PRESOS A QUALQUER MOMENTO

Todos os vereadores podem ser presos a qualquer momento, inclusive o prefeito Adail Filho. As investigações estão a cargo da procuradora geral de Justiça Leda Albuquerque. “Nós estamos aprofundando essa investigação. Não tenha dúvida de que o vídeo nos traz elementos que são importantes de convencimento para algum eventual posicionamento do Ministério Público no futuro”, garantiu a procuradora.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som