Na véspera em que se comemora o Dia do Psicólogo, os profissionais foram homenageados, hoje, em uma reunião solene na Câmara Municipal de Manaus. Psicólogo por formação e especialista em dependência química e álcool, o vereador Allan (PSC) subscreveu a homenagem, junto com o Capitão Carpê Andrade (Republicanos). O vereador Fransuá Matos (PV) foi o propositor da solenidade.
Estiveram presentes na solenidade, a vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-AM/RR), Houzane Gonçalves dos Santos, bem como psicólogos representando a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do 9º Distrito Naval, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Grupo de Apoio Pais Adotivos (Gapam), entre outros psicólogos atuantes na área.
A data de comemoração ao Dia do Psicólogo, 27 de agosto, se refere ao ano de 1964, quando a profissão foi regulamentada no Brasil.
Durante a solenidade, Allan entregou o Diploma de Honra ao Mérito às psicólogas Maria Vilani Maia Sequeira (Faculdade Boas Novas), Carla Cristina de Souza Dimarães (voluntária da Fazenda Esperança e professora da Fametro), Alessandra dos Santos Pereira (presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-AM/RR), e também Lígia Maria Duque Johnson de Assis e Houzane Gonçalves dos Santos, presidente e vice-presidente do CRP-AM/RR.
Durante o seu pronunciamento, o parlamentar Allan estendeu a homenagem aos mais de 6 mil psicólogos que atuam somente no Amazonas. Allan reforçou a importância do profissional de psicologia e destacou que muitos até realizam atendimentos de forma voluntária e cobrou a valorização do profissional.
“Infelizmente não é nos dado o valor pelo qual merecemos. O mundo adoece e nós ajudamos a curar. O que seria do mundo sem a presença do psicólogo?”, questionou o parlamentar, ao acrescentar que neste período de pandemia, o papel do psicólogo é ainda mais importante. “Todo mundo perdeu alguém. Eu perdi um irmão. Quem não perdeu um familiar, amigo ou conhecido? O mundo está cada vez mais doente. O que seria do mundo se não fosse nós?”.
Allan destacou que no município há apenas 46 psicólogos, dos quais 26 estão na assistência e aproveitou para pedir apoio dos demais vereadores e união para cobrar do poder público municipal que aumente esse efetivo. “Nós tocamos onde nenhum outro profissional consegue chegar nem perto: que é na alma do ser humano. Só nós, o profissional de psicologia, conseguimos fazer isso. Pegar aquela alma que está numa cama, com depressão, e fazer levantar. Pegar aquela alma que está nas nuvens e fazer descer para a Terra. E um dos nossos deveres, enquanto vereador, é cobrar do poder público. E estou aqui vos representando, enquanto psicólogo”, disse o vereador aos psicólogos presentes.
Em relação ao concurso público que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Allan pediu apoio aos vereadores, para unir forças para que o certame seja revisado e que aumente o quantitativo de vagas para a psicologia.
A vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Houzane Gonçalves dos Santos, pediu aos vereadores que lutem por políticas públicas voltadas para a atenção básica e ressaltou que a população já estava doente antes mesmo da pandemia da Covid-19 e acentuou ainda mais.
Ela criticou a quantidade de vagas ofertadas no concurso da Semsa e afirmou que deveria ser triplicado. “Não existe homenagem maior para um psicólogo em saber que a rede está completa, com mais policlínicas, mais CAPS, mais UBSs. Homenageadas seremos quando a saúde mental do Amazonas, e do município de Manaus, for respeitada”, frisou.
Texto: Assessoria do vereador Allan
Fotos: Taumo Abreu

Envie seu comentário